Como fazer uso do marketing de conteúdo para a minha empresa?

A importância do marketing de conteúdo

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Publicado em 28/04/2020 | Atualizado em 28/05/2020

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Pessoa com um notebook

O Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital focada em resultado que consiste em gerar conteúdo autoral útil e de interesse para o seu cliente com objetivo de criar oportunidades de negócio.

À medida que os seus conteúdos são consumidos nas plataformas em que a empresa estiver inserida, os visitantes se tornam leads, potenciais clientes identificados que serão devidamente trabalhados no decorrer das vendas, chegando ao final do processo de compra instruídos e familiarizados com a sua marca e produtos.

Esta estratégia tem como características baixo custo em comparação às elaboradas no meio físico e facilidade de mensuração, pois é possível ter acesso a diversas informações relevantes sobre o comportamento do consumidor.

Esse processo é capaz de gerar brandawareness, que significa, em outras palavras, tornar a marca mais conhecida, ocasionando na diminuição do custo de venda, uma vez que é exigido do seu time de vendas menor esforço para orientar o cliente.

IMPORTÂNCIA DO MARKETING DE CONTEÚDO

Diferente da publicidade tradicional, o marketing de conteúdo utiliza de estratégias diferenciadas que proporcionam ao cliente conteúdo do seu interesse.

Atualmente, não faz mais sentido investir em divulgação, que não possui relação com os hábitos de seu cliente.

Para tanto é muito importante o entendimento de um conceito muito presente no dicionário daqueles que trabalham com o marketing: os leads!

Os leads são os seus clientes em potencial.

Sim, eles ainda não fazem parte da sua carteira de usuários. Mas já demonstraram algum interesse pelo seu negócio e forneceram informações de cunho pessoal para facilitar a sua identificação. Essa identificação deve ser feita no momento do download de um cadastro por exemplo, informando dados como e-mail e/ou telefone. Dessa forma, o responsável pela área de marketing consegue alinhar a necessidade dos lead com o que a empresa oferece.

Vamos a um exemplo bem simples de como documentar um lead:

João é um indivíduo, que se interessa por esportes e ginástica. Ele costuma fazer buscas na internet a respeito dos benefícios da prática de exercícios físicos. Um dos resultados encontrados foi um artigo publicado no site de uma academia, próxima ao seu local de trabalho. Ele trata exatamente sobre o tema de interesse do João.

O artigo é acessado e, dentro do seu conteúdo, o cliente é induzido a fazer o download de uma cartilha. Para isso, João precisou realizar um cadastro no site da academia. E nele informar o seu endereço de e-mail e telefone. Dias depois, um funcionário da academia entra em contato com João tirando suas dúvidas a respeito do assunto, apresentando os serviços fornecidos pela empresa.

✔ Isso é marketing de conteúdo: saber utilizar as informações de preferências expostas pelos leads ou clientes para gerar vendas!

 

Outro viés muito relevante do marketing de conteúdo é a educação do cliente para o consumo. Empresas que oferecem produtos ou serviços podem se diferenciar ao investir em geração de conteúdo. Isso possibilita que os seus leads entendam qual a sua importância frente ao mercado.

Essa atitude diminui o custo de vendas e gera uma procura ainda maior. Isso porque, quando um indivíduo conhece a importância de um produto ou serviço, saberá quando estiver pronto para consumi-lo. E o time de vendas terá menos obstáculos no momento de convencer o cliente a levar o produto ou serviço na loja.

BENEFÍCIOS DO MARKETING DE CONTEÚDO

  • Visibilidade

A utilização de conteúdo relevante para o cliente no processo de captação e retenção melhora a visibilidade da empresa online. Quando você divulga conteúdo na internet, você passa a ser encontrado de forma mais fácil.

  • Aumento das vendas

A área de vendas também sai ganhando! Gerando conteúdo saudável e relevante, sua empresa começa a atrair. Dessa forma, é só abrir espaço para o time de vendas interagir com esses contatos e aumentar as suas vendas.

  • Mensuração

Outro benefício do marketing de conteúdo está relacionado ao fato de que todas as suas estratégias são mensuráveis. Dessa forma, você consegue saber os impactos das ações de marketing realizadas para o seu negócio.

COM BENEFÍCIOS COMO ESTES, COMO FAZER O SEU PRÓPRIO MARKETING DE CONTEÚDO?!

  • Marketing de conteúdo na prática

Antes de colocar em prática qualquer estratégia de marketing de conteúdo, é preciso planejamento! Sim, não se trata apenas de escrever vários posts nas redes sociais da sua empresa. E depois esperar sentado o retorno esperado. As coisas não acontecem bem assim.

Primeiro, uma dica importante é elaborar uma pesquisa de mercado bem estruturada. Assim, você conseguirá informações sobre o perfil do seu público alvo. Nesse momento, inclusive, é muito importante que você tenha definida a persona da sua empresa.

A persona é uma personagem fictícia que irá representar o perfil do seu consumidor ideal. É para ela que você irá focar as suas estratégias de criação de conteúdo.

Pense naquilo em qual o canal irá utilizar:

✔ será através de um blog;

✔ vídeos;

✔ redes sociais;

✔ e-mail;

✔ marketing;

✔ qual persona será atingida;

✔ quais objetivos você pretende alcançar.

Analise a sua capacidade e da sua equipe para realizar estas atividades, caso não tenha uma estrutura para planejar, desenvolver e monitorar a elaboração e o resultado dos conteúdos para os canais escolhidos, ideal será contratar o serviço de uma equipe especializada.

Investir no marketing de conteúdo significa disponibilizar informações relevantes para os seus clientes promovendo o seu interesse e engajamento. Esta pode ser uma boa estratégia para divulgar a sua marca no mercado e ampliar suas vendas.

Conte com o Sebrae para te ajudar nesta importante jornada!

 

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