Como identificar se possuo as características de um empreendedor de sucesso?

Ter uma mente empreendedora faz toda a diferença no mercado

Avaliação
4.0 (4 votes)

Publicado em 17/03/2020 | Atualizado em 17/03/2020

Imagem do Topo
Homem e mulher em brainstorming

A ideia de abrir uma empresa e ser o próprio patrão pode soar bastante sedutora, mas a prática tende a ser bem mais complexa. Dispor de dinheiro para investir e ter uma boa ideia não são critérios suficientes para garantir o sucesso de um negócio - ter uma mente empreendedora faz toda a diferença no mercado. Para isso, é preciso ter um conjunto de características que diferenciam o empreendedor de um simples empresário, a exemplo de: organização, perseverança, proatividade, autoconfiança, liderança e a busca pela excelência.

Embora possuam características em comum, existem diferentes tipos de empreendedores. Isso pode estar ligado a um conjunto de situações que os levaram a empreender.

Enquanto algumas pessoas podem ter herdado negócios familiares, outras podem ter entrado no ramo por uma necessidade financeira, por serem idealistas, por estar apenas em busca de outras fontes de receita, ou, simplesmente por serem aqueles empreendedores natos, que já nasceram com características empreendedoras e demonstram essa postura em qualquer ramo que atuem.

Aqui vamos te ajudar a identificar seu perfil empreendedor (informal, individual, cooperado, social, franqueador ou corporativo) para que você possa diagnosticar as melhores estratégias para sua atuação.

O empreendedorismo tem muitas nuances que devem ser vistas em sua totalidade. Ter um perfil empreendedor está além do papel do empresário: é imaginar, planejar e concretizar suas ideias.

Nos últimos anos, o Brasil vem superando as expectativas dos mais pessimistas, o país mostrou que há espaço para criação de novas empresas e para a manutenção dos empreendimentos já existentes. Um dos fatores que auxiliam este cenário é o surgimento de muitas startups com foco em inovação e grande potencial de crescimento.

Além das startups, o número de empreendedorismo por necessidade também vem crescendo tornando-se uma saída para indivíduos que necessitam de um meio para garantir a sobrevivência. Fatores como o desemprego, diminuição da renda familiar e dificuldade em conseguir uma colocação no mercado de trabalho levou muitas pessoas a tentar abrir o próprio negócio. Em paralelo a isso, o empreendedorismo de oportunidade também ganhou força; isso acontece quando alguém percebe que pode oferecer um produto/serviço diferenciado, observa uma carência no mercado e concentra seus esforços e investimentos para supri-la.  

A imagem do empreendedor também está mudando, os jovens adultos estão tomando a dianteira no perfil dos novos empreendedores no Brasil.

O empreendedorismo feminino que inicialmente era mais tímido, informal e realizado por necessidade, também está ganhando força e já conta com uma boa fatia do mercado. As mulheres estão se profissionalizando, buscando a criação de um plano de negócios e capacitações.

👀 FIQUE ATENTO!

O cenário global vem passando por muitas mudanças de forma rápida e simultâneas. Por isso mesmo, é preciso estar atento às mudanças que podem afetar direta ou indiretamente a sua empresa. Mudanças na legislação, na economia, no perfil do empreendedor, no surgimento de novos modelos de negócios, condições que podem afetar das grandes corporações até os negócios de pequeno porte.

Descubra qual o seu perfil empreendedor

Ninguém deve conhecer sua empresa melhor do que você e isso se estende às suas características como empreendedor. O autoconhecimento é fundamental para entender quais são seus pontos fortes e quais atributos devem ser mais bem trabalhados a fim de tornar sua trajetória empreendedora mais leve e criativa.

Um dos primeiros passos nesta jornada é identificar qual o seu perfil como empreendedor e a partir deste diagnóstico planejar e executar as mudanças necessárias para evoluir nos caminhos do empreendedorismo.

Alguns exemplos de Empreendedor:

📌Empreendedor informal

O empreendedor informal segue em geral o ritmo da necessidade. Um exemplo de empreendedores informais são os ambulantes. Eles não emitem notas fiscais, não têm acesso a créditos ou serviços financeiros e não tem cobertura previdenciária. Ficar à margem da legalização não é um bom negócio e isso impede até mesmo o crescimento do negócio.

📌Empreendedor cooperado

Nesse modelo acontece uma união de empreendedores com propósitos similares, dividindo os recursos do empreendimento. Os cooperados devem estar em igualdade de condições nas decisões, administração e lucros.

📌Empreendedor social

Este tipo de empreendedor está ligado a trabalhos com perfil de transformação social. O objetivo principal desse segmento não é o lucro financeiro: isso vem como consequência de um trabalho voltado para o desenvolvimento social, comunitário, ambiental e econômico. Seu ganho maior é o impacto social que seu negócio gerou. O empreendedor social lida com riscos maiores, incertezas econômicas e mudança constante do contexto onde está inserido, mas não pode ser confundido com filantropia. A diferença é que no caso do empreendedor social, o próprio produto ou serviço causa o impacto social enquanto ONGs e outras entidades sociais utilizam o recurso conseguido através da venda de produtos ou serviços para aí sim gerarem o impacto social.

📌Empreendedor corporativo

O empreendedor corporativo desmistifica a ideia de que para ser um empreendedor é necessário estar à frente do próprio negócio. Este tipo de empreendedor atua como um funcionário dentro de empresas. Ele é proativo, tem visão estratégica e está em busca de inovação, seja nos processos ou produtos. Embora se sinta à vontade na condição de colaborador tem perfil de liderança, postura positiva e criatividade.

 

Quando você descobre qual o seu perfil empreendedor fica mais fácil delimitar o campo de atuação da sua empresa.


👍 Mas esse é apenas o primeiro passo!

Qual a relevância da participação do empreendedor nas capacitações técnicas?

Para empreender é necessário muito mais que uma boa ideia. Avaliar o mercado, ser dinâmico e conhecer profundamente o produto e serviço que pretende oferecer são competências técnicas fundamentais para consolidar o seu negócio, e se você não entende o funcionamento de um estoque, fluxo de caixa, relacionamento interpessoal, os riscos são consideráveis para sua empresa ficar estagnada.

Diante de tantos detalhes a serem observados, olhar para o todo pode ser assustador. É natural ter dúvidas sobre a viabilidade do negócio, gestão financeira, marketing e até mesmo o questionamento mais básico: Será que estou pronto para empreender?

Nenhum empresário começa um negócio com domínio total de todas as áreas de sua empresa. Esta expertise pode ser adquirida com o tempo, mas a dica essencial é: estudar sempre.

Com tantas variáveis neste cenário, você pode contar com inúmeras facilidades para se capacitar como empreendedor, pois os métodos aplicados são especialmente desenvolvidos para tornar o aprendizado mais objetivo, pragmático e com resultados desejados. As ofertas educacionais são bem variadas e o empreendedor pode decidir qual se enquadra melhor em suas demandas. Estas são algumas das opções disponíveis para ajudá-lo no aprimoramento:

✏  Consultoria: É um serviço de diagnóstico para uma situação específica da sua empresa. Um consultor vai auxiliá-lo na resolução do problema e se necessário implantar um plano de ação.

📝Cursos: Eles podem ser online ou presenciais e ajudam a aperfeiçoar habilidades e conhecimentos na gestão. 

🖊 Palestras: Eventos de natureza educacional, são capitaneados por técnicos, consultores, parceiros ou até empresas convidadas. São de curta duração e atendem a grupos de interesse em comum.

📱 Seminários: Estes eventos são um pouco maiores que as palestras e envolvem alguns profissionais que se unem para debater um tema central e trocar informações com o público que tem interesses em comum.

💻 Outras fontes de informações: Você pode contar com diversos artigos, notícias e vídeos para se atualizar e acompanhar as mudanças no mercado.

 

❓ Quer saber mais sobre empreendedorismo, suas características e como identificar quais devem ser potencializadas ou desenvolvidas?

👍  Acesse outros conteúdos disponibilizados pelo Sebrae e construa sua história de sucesso!

Imagem de um homem segurando um holograma de cadeado
Conheça as 10 características do empreendedor de sucesso
Ser um empreendedor não significa apenas estar à frente de uma empresa. Tem a ver com o conjunto de comportamentos e atitudes que juntos chamamos de características do empreendedor. Quer saber quais são as características e como desenvolvê-las para potencializar a sua empresa? Acesse o infográfico que preparamos e confira!
Arquivo
Homem em um estoque
Desenvolvendo uma mentalidade empreendedora
O conjunto de crenças e pensamentos existentes em cada indivíduo, podem ser o principal fator limitante ou de desenvolvimento de um empreendedor. Conhecida como Mindset, essa programação mental determina o comportamento ou reação frente às oportunidades ou crises enfrentadas. Mas o que fazer quando a programação mental está longe da ideal? Aprenda como neste e-book, confira!
Arquivo