Como preparar a minha empresa para o Dia das Crianças?

Dicas para aproveitar uma das principais datas de vendas para o comércio varejista

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Publicado em 12/08/2020 | Atualizado em 12/08/2020

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Crianças

O Dia das Crianças é uma das principais datas do comércio varejista em vendas.  Celebrado no Brasil no dia 12 de outubro, o período costuma atrair a atenção dos pequenos e também dos adultos que têm a missão de escolher os presentes.

Por isso, o uso de estratégias de marketing contribui para sua empresa se diferenciar no mercado. É um vale tudo de forma planejada – vitrines com decoração especial e ações criativas, no ponto de venda costumam dar um xeque-mate na concorrência.

Estima-se que a população brasileira com até 13 anos seja superior a 38 milhões de pessoas, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do IBGE realizada em 2018.  É um número expressivo e, como tal, coloca o Dia das Crianças como uma das principais datas comemorativas do varejo, ao lado do Dia das Mães e Natal. Nesta data vende-se roupas, calçados, brinquedos e outras opções que atendam ao desejo da criançada.  

Apesar de ser celebrada em outubro, o varejista precisa trabalhar com antecedência para se preparar para a compra das mercadorias, gestão dos estoques, ações de marketing, treinamento de funcionários e iniciativas no ponto de venda.

ATENÇÃO

Antes de criar uma campanha de comunicação para o Dia das Crianças, esteja atento às regras de publicidade que foram definidas para proteger o público infantil. Entre as exigências, fica terminantemente proibido expor crianças em situação de vulnerabilidade e estimular o consumo utilizando mensagens em tom imperativo sugestionando a criança a pedir aos seus pais para comprar este ou aquele produto.

PREPARE SUA EMPRESA PARA AUMENTAR AS VENDAS NO DIA DAS CRIANÇA

Será que sua loja tem quantidade e variedade de estoque para atender a essa demanda? E a sua vitrine será capaz de atrair a atenção deste “exército” que vai às compras? A sua marca está realizando campanhas de comunicação para o alcançar seu público-alvo?

Aprenda como preparar sua empresa para aumentar as vendas no Dia das Crianças:

?Independente de seu segmento de atuação, não é mais possível conceber uma campanha de comunicação que não contemple as redes sociais. Com alto grau de conectividade, o brasileiro usa as redes para diversos fins – inclusive para acompanhar suas marcas preferidas e ficar de olho nas promoções.

?Você pode ainda fazer uma seleção primorosa de dicas de presentes, com link “clicável” para as compras nas lojas virtuais. Lembre-se de definir muito bem o produto, com especificações como cores, texturas e numeração, disponibilidade de estoque e prazo de entrega. Quanto maior o detalhamento do produto, menores os problemas com o pós-venda.

?Personalize seu site e redes sociais com a mesma campanha de comunicação. Use os mesmos elementos e slogan. Essa padronização ajuda a fixar sua mensagem e potencializa a promoção de sua campanha. A dica vale também para as campanhas de e-mail marketing. Para a comunicação ser mais efetiva, sua empresa pode usar ferramentas diferentes sem alterar a linguagem.

Você pode estimular o engajamento de seu público através de campanhas que estimulem a participação direta – já experimentou pedir aos seus seguidores para compartilharem fotografias de seus filhos? Os pais e mães corujas costumam participar ativamente destas iniciativas.

O resultado é o fortalecimento de seu “branding” a partir do resgate de momentos únicos e altamente emocionais:

?Defina o seu público-alvo

Qual o público-alvo que sua empresa deseja atingir? Esta pergunta é fundamental para a definição de sua estratégia comercial. A partir desta análise, é importante estar atento à faixa etária, gênero, escolaridade, gostos e desejos deste grupo. Assim, será mais fácil decidir as estratégias e escolhas de sua campanha e as linhas de produtos que sua loja vai vender.

?Vai precisar de capital de giro?

Depois de ter tomado as decisões estratégicas, é hora de entrar em ação. Para executar o plano será preciso ter capital para bancar os preparativos e investimentos. Então, é preciso avaliar se o seu fluxo de caixa te permite arcar com as despesas da campanha ou se será preciso tomar algum tipo de empréstimo. Esta é a fase de colocar tudo na ponta do lápis para que os gastos não ultrapassem os custos previstos.

?Organize o Estoque

Identifique quais produtos devem ter uma maior demanda, com base em análises de dados de vendas anteriores e tendências de seu segmento. Vale ainda estar atento aos influenciadores digitais que dialogam diretamente com o seu público – existe algum lançamento de produtos no mercado? –e aos filmes que costumam ser recorde de bilheteria.

Avalie campanhas educativas que também estejam presentes no mundo infantil através da literatura ou mercado de brinquedos educativos.

Quanto maior a antecedência dos pedidos, melhores as condições de negociação com os fornecedores. Assim, também será mais provável que sua empresa ofereça condições mais competitivas aos clientes sem comprometer sua margem de lucro. Lembre-se que o pagamento à vista aos fornecedores vai te proporcionar bons descontos.

Não corra o risco de comprar além de sua capacidade de vendas.

Compre de forma planejada para evitar que a mercadoria fique parada nas prateleiras.

?Treine sua equipe

Uma equipe bem treinada será capaz de fechar uma venda de forma mais rápida. O bom atendimento é um grande indicador de satisfação do cliente. Em momentos de demanda alta, tratar bem o cliente é um grande diferencial – afinal, filas longas, demora de reposição dos estoques e erros na precificação dos produtos podem comprometer a relação com o cliente.

Esteja certo que os pais e mães costumam apreciar vendedores que conhecem os brinquedos mais vendidos, sabem informar com propriedade seus diferenciais e estão aptos a dar sugestões de acordo com o perfil dos pequenos.

COMO ORGANIZAR A VITRINE PARA O DIA DAS CRIANÇAS?

Uma vitrine bem decorada é um convite para o cliente entrar no ponto de venda. Além do cuidado com a precificação ser de fácil visualização – há muitos outros detalhes a explorar, como iluminação, decoração e ações que encantem e consigam atrair a atenção de sua audiência. Mas, atenção à limpeza da vitrine.  Limpe-a no mínimo semanalmente, tanto por fora quanto por dentro.

Veja outras dicas essenciais:

?Escolha um tema

A partir da seleção de um tema será possível construir uma história. Os itens dialogam entre si? Existe harmonia nas cores utilizadas? Que mensagem seu tema quer comunicar? Essas informações precisam ser de fácil interpretação tanto das crianças quando dos responsáveis. Será que a sua vitrine está atrativa o suficiente para capturar o olhar de quem passa mesmo que apressadamente em frente ao seu PDV? A criatividade pode despertar a atenção e, ainda que não seja o objetivo do passante efetuar a compra naquele momento, ele será capaz de voltar e, desta vez, tornar-se um cliente fidelizado.

⚽Valorize a exposição

Tenha cuidado de expor os produtos fora das embalagens – assim o público consegue visualizar em tamanho real e sem barreiras físicas seu objeto de desejo.

Os itens mais procurados devem ficar em destaque, seja em pontos mais estratégicos da vitrine – no primeiro plano - ou em ambientes que tenham uma luz especial. Evite deixar até mesmo os cantinhos mal iluminados. Toda a vitrine pode ser explorada, mas cuidado para não sobrepor mercadorias e causar a sensação de desorganização.

?Explore os movimentos

Painéis de led, brinquedos que se movimentam e as chamadas vitrines-vivas com pessoas reais encenando personagens podem chamar a atenção até dos mais distraídos.

DICAS DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA VENDER MAIS NO DIA DAS CRIANÇAS

Toda criança gosta de brincar e a brincadeira pode começar no seu ponto de venda.

Veja algumas dicas para transformar o ambiente das compras e garantir boas vendas no Dia das Crianças:

?Aposte nos personagens infantis

Imagine como você não teria adorado entrar numa loja e encontrar com o seu super-herói preferido? Esse pode ser o desejo de muitas crianças, apesar dos avançados recursos tecnológicos da realidade virtual e dos videogames. Mas, especialmente para as crianças até cinco anos, ganhar um abraço de seu ídolo e ainda tirar uma foto com ele pode se transformar em um momento inesquecível.

?Estimule as brincadeiras dentro da loja

Promova atividades de entretenimento dentro de sua loja, contando com o apoio dos próprios vendedores ou de uma equipe especializada: existem palhaços, mágicos, enfim, uma trupe especializada em diversão. A imaginação é o limite, desde que o seu espaço físico seja compatível com a brincadeira.  De atividades como pintura artística a jogos de ciranda, tudo vale quando o assunto é promover a alegria.

?Crie um cantinho da leitura

A leitura abre o mundo mágico da imaginação. Avalie a possibilidade de organizar um cantinho para a leitura que seja confortável e com móveis adequados à faixa etária de seu público-alvo. Você pode usar esteiras, pufes, mesinhas com cadeiras e ter disponível uma pequena biblioteca com clássicos da literatura infantil.

DESENVOLVA AÇÕES PROMOCIONAIS PARA ATRAIR UM PÚBLICO MAIOR

Outra maneira de atrair o público no Dia das Crianças é desenvolvendo ações promocionais que chamem a atenção tanto das crianças como dos pais.

Selecionamos algumas sugestões:

?️Desenvolva kits de presentes

Os kits de presentes costumam agregar mais de um item complementar, como um perfume e um sabonetinho, por um bom custo benefício. Geralmente, os kits têm uma embalagem bastante atrativa, com um belo laço de fita, e produtos que sempre são bem-vindos e indispensáveis. Lembre-se que, em momentos de crise financeira, os kits de presentes costumam funcionar como boas lembrancinhas para quem está com o orçamento apertado, mas não quer deixar de presentear.

?Surpreenda com brindes

Os momentos doces costumam ser inesquecíveis. Quem não se lembra de ter ganhado um pirulito de brinde fixado na embalagem de um presente? Não sei se há explicação, mas criança adora pirulito. Claro que há ainda variadas possibilidades que funcionam como um “mimo”, como chocolates, bombons, brinquedos em miniaturas, acessórios, enfim, muitas opções que você pode agregar à sua venda final.

⛸️Ajude uma instituição social

Uma marca engajada com uma causa social costuma ser mais admirada por seus clientes. 

Em épocas de grande apelo comercial, você pode promover campanhas que estimulem a doação de alimentos não-perecíveis, brinquedos, enfim, produtos que possam contribuir com o bem-estar de outras pessoas, crianças ou adultos:

??Faça uma pesquisa para saber que instituição você poderia apoiar; 

??Divulgue a iniciativa em suas campanhas de comunicação e no ponto de venda, além de registrar o momento da entrega dos produtos arrecadados para usar nas redes sociais da empresa.

Ter um calendário com o registro de todas as datas comemorativas vai te ajudar a desenvolver ações focadas em seus clientes. Existem algumas datas comemorativas importantes e que geram boas oportunidades de vendas para o comércio, entre elas está o Dia das Crianças. As empresas que não estão preparadas para aproveitar essa e outras datas acabam perdendo a oportunidade de fechar vendas e de posicionar no mercado.

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