5G: Desafios e oportunidades para a sua empresa

Setores econômicos que devem crescer com o 5G

Avaliação
Sem votos

Publicado em 20/07/2021 | Atualizado em 20/07/2021

Imagem do Topo
5 G

A Tecnologia 5G está chegando ao Brasil. Muito antes do sistema entrar em funcionamento por aqui, algumas empresas já se preparavam para aproveitar tudo o que o 5G pode oferecer.

Esta tecnologia promete agilizar muito a transmissão de informações pelas redes sem fio de todo o país, mas ela não fará apenas isso: ela irá possibilitar o surgimento e a consolidação de diversos modelos de negócio inovadores que precisam deste serviço online de qualidade.

Conhecer estas tendências e se preparar para o que está vindo por aí é uma boa forma de obter mais lucros, aproveitar oportunidades, se programar e correr menos riscos com os impactos financeiros e empresariais que a tecnologia 5G irá implementar ao mercado brasileiro.

Neste texto, vamos falar da tecnologia em si e explicar como ela funciona. Além disso, vamos falar dos diversos setores da economia que serão beneficiados com o 5G e de que maneira eles irão empregar este novo sistema. Por fim, vamos tratar do impacto social do 5G e de que maneiras a sua empresa pode pegar carona nesta onda de informação.

Se você quiser saber tudo o que precisa sobre o 5G para o seu negócio, veio ao lugar certo. Sem mais delongas, vamos começar. Desejamos uma boa leitura!

O que é a tecnologia 5G e como ela funciona?

5G é o novo protocolo de tecnologia móvel que deve ser implementada no Brasil a partir de 2021. Ela é a evolução do 3G e do 4G, devendo substituir gradativamente estas duas tecnologias que servem à nossa rede de telefonia móvel. O principal atributo da tecnologia 5G é a grande velocidade de transmissão de dados que ela possibilita.

Mas a velocidade não é o único benefício que o 5G pode trazer para todo o país. Após a implementação, estima-se que o custo operacional do 5G seja bem menor do que o 4G, o que permitirá a instalação de estrutura de internet móvel até mesmo nas áreas mais remotas e afastadas do país, levando internet de qualidade a lugares onde o sinal sempre foi muito restrito.

Como instalar torres de alto alcance 5G custa mais barato do que passar cabeamento de fibra ótica por vastas propriedades rurais, por exemplo, a estimativa é que esta nova tecnologia permita uma inclusão digital muito maior para quem mora no campo, além de tornar a internet de banda larga mais popular também entre grupos com menor poder aquisitivo, servindo em muitos casos como substituto para a rede Wi-Fi doméstica.

A rede 5G no Brasil promete operar a cerca de até 1.024 megabits por segundo (Mbps), ou 1 gigabit por segundo. A rede 4G, que já opera em nosso país desde 2012, oferece atualmente uma taxa de transmissão que gira por volta de 45 Mbps. Ou seja, quando o 5G estiver plenamente consolidado no Brasil, a internet móvel será cerca de 200 vezes mais rápida do que é hoje. É por isso que ela tem tanto potencial de trazer melhorias aos negócios.

Algumas operadoras no país já trabalham há algum tempo com um sistema híbrido de transmissão de internet móvel chamado de 4.5G, uma evolução da tecnologia 4G que utiliza algumas faixas de frequência 5G, possibilitando um sinal mais rápido. Porém, como ele não é totalmente modulado com a nova tecnologia, há limitações de alcance e de potência de sinal.

Aqui, não vamos nos dedicar especialmente à descrição dos fatores técnicos relativos ao 5G, pois não é o nosso foco. Entretanto, convém comentar como funciona a transmissão física destes dados. As ondas 5G são mais curtas, mas podem chegar mais longe. Isso também irá permitir a instalação de antenas menores que despacham o sinal por diversos dispositivos, reduzindo o custo operacional da tecnologia.

Para além da velocidade, tudo isso nos mostra que o 5G foi elaborado com a finalidade de tornar a vida das pessoas mais fácil, com serviços mais baratos. Naturalmente, o 5G ainda deve demorar algum tempo para tomar conta de todo o território nacional, mas com os recursos que permitirá, a espera irá valer a pena.

Importante ressaltar que para poder utilizar a tecnologia 5G, muitos usuários terão que comprar um novo smartphone. Especialmente se o seu aparelho já for um pouco antigo, provavelmente ele não terá os dispositivos necessários para funcionar de acordo com o protocolo da tecnologia 5G. Isso provavelmente acontecerá entre o fim de 2021 e o começo de 2022.

Por isso, vale a pena se preparar, conhecer bem a tecnologia e suas potencialidades, a fim de entender como a sua empresa pode aproveitar ao máximo tudo o que o 5G pode oferecer. Vamos explicar com mais detalhes. 

 Setores econômicos que devem crescer com o 5G

Cada vez mais setores da economia precisam de uma internet de qualidade para conseguir operar com o melhor desempenho possível. Neste sentido, a implementação e a consolidação da tecnologia 5G no Brasil será muito bem-vinda para dar mais performance, dinamismo e flexibilidade a diversos setores da economia.

Com isso, a tendência é que o nosso país consiga gerar mais empregos, operar empresas com menores custos e aumentar a produtividade da nossa indústria, comércio e serviços.

Vamos conhecer alguns dos muitos setores da economia que se beneficiam diretamente com a instalação das redes 5G no Brasil. Veja:

🚚 Logística e transportes

A área da logística e dos transportes obtém diversos benefícios da tecnologia 5G, não apenas a partir da velocidade de transmissão dos dados, mas também do maior alcance e do menor custo que estas redes terão para empresas e profissionais.

Estes benefícios poderão ser manifestados de diversas maneiras. Os diversos veículos de transporte rodoviários, por exemplo, poderão contar com sistemas mais sofisticados de localização e comunicação com suas sedes. Além disso, a tecnologia 5G possibilitará uma ligação mais eficiente entre os diversos agentes que compõem uma cadeia logística.

São portos, aeroportos, distribuidores, entrepostos comerciais, varejistas e atacadistas interligados em uma grande rede que será ainda mais eficiente, e que poderá ser utilizada em muito mais lugares do que hoje. Qualquer ponto que, hoje, esteja a mais de 40 km de qualquer cidade provavelmente tem dificuldades de comunicação sem internet cabeada.

Com a internet 5G, estes locais, antes isolados, poderão se comunicar e permitir um supply chain de maior qualidade, agilidade e segurança para todos os envolvidos. Tudo isso gastando menos, uma vez que apenas a tecnologia 5G será suficiente para a troca dos dados, sem a necessidade de instalar infraestrutura própria.

Outra tecnologia , esta um pouco mais distante, mas que está chegando, que fará grande uso da rede 5G são os transportes autônomos. Os carros totalmente automáticos da Tesla e de outras montadoras são cada vez mais populares, e em breve mais unidades devem chegar ao Brasil. Para operar o piloto automático, estes veículos também utilizam a internet 5G.

Os veículos autônomos dirigem melhor do que os seres humanos. Logo, quando a tecnologia 5G for aplicada à internet das coisas e ao trânsito, a tendência é que o número de acidentes caia consideravelmente.

📳 Telefonia, internet e telecomunicações

Todas as empresas que possuem alguma ligação com o ramo de telefonia e telecomunicações também poderão tirar vantagens da tecnologia 5G. Aqui, é preciso esclarecer um detalhe: quando falamos de 5G, estamos tratando de tecnologia móvel. Em algumas cidades, onde a rede de fibra óptica já é plenamente instalada, a internet cabeada é mais vantajosa do que o 5G.

Entretanto, muita gente que atua na área da telefonia, da internet e das telecomunicações vai tirar grandes vantagens do 5G, uma vez que muitos dos seus colaboradores atuam de maneira remota, especialmente durante a pandemia. Além disso, empresas do ramo já estão se movimentando para fazer convênios com as grandes companhias telefônicas do país.

Desta forma, elas poderão fazer acordos para operar localmente serviços de implementação, manutenção e operação da rede 5G, servindo de intermediário para os clientes. Além disso, com a consolidação da tecnologia 5G, a tendência é que tenhamos cada vez mais cidades inteligentes e conectadas. Nestes casos, estas empresas também terão muito trabalho e faturamento.

🚜 Agronegócios

A agricultura hoje já não é mais como antigamente. Pequenas propriedades agrícolas isoladas do mundo deram lugar a fazendas totalmente conectadas com a tecnologia, até mesmo via satélite. Porém, mesmo as fazendas que já estão ligadas à internet têm desafios com relação ao acesso online.

Muitas fazendas estão muito distantes da cidade, e a instalação de internet cabeada acaba ficando uma fortuna. Outras fazendas têm uma boa conectividade, porém apenas na sede. Quando os trabalhadores, agricultores e engenheiros vão para a lavoura, podem acabar ficando sem conexão e isso prejudica diretamente o seu trabalho.

Com o 5G, cada vez mais propriedades rurais poderão usufruir das vantagens que a internet proporciona, especialmente com a alta taxa de transmissão de dados.

Os agricultores podem, por exemplo:

✔️ Acessar dados da meteorologia em tempo real;

✔️ Comunicar-se com as diferentes unidades do negócio instantaneamente;

✔️ Gerar feedbacks da plantação ou das culturas pecuárias em qualquer lugar;

✔️ Receber e enviar documentos de qualquer volume em menos de um segundo;

✔️ Conseguir solicitar insumos online em qualquer ponto da propriedade.

Assim, a expectativa é que os nossos agricultores, tanto os de grandes fazendas, como os das pequenas propriedades rurais, consigam fazer com que suas safras sejam mais produtivas e gerem mais emprego e renda para a população do campo.

🏬 Urbanismo

A administração das cidades também será muito privilegiada pela chegada da tecnologia 5G. À medida que as cidades crescem, os desafios para uma urbanização consciente e sustentável também se tornam cada vez mais complexos. Neste sentido, as cidades estão ganhando cada vez mais pontos conectados que geram informações de grande valia.

Por exemplo, o sistema de monitoramento de segurança das cidades. Centenas de câmeras conectadas a uma única central, ligadas pela internet. Com o 5G, os sistemas de monitoramento poderão transmitir cada vez mais informações, melhorando a qualidade de imagem e tornando a reação das autoridades mais rápida em caso de ocorrências.

Além disso, cada vez mais estruturas orgânicas poderão ser ligadas automaticamente à internet. Tais como o sistema de iluminação pública, a rede de semáforos e outras sinalizações eletrônicas de trânsito, a comunicação entre diversos agentes públicos, como policiais, guardas, bombeiros, profissionais de limpeza urbana, gestores de trânsito e outros.

Além disso, a tecnologia 5G pode permitir, por exemplo, que as cidades consigam detectar quais de suas localidades há uma maior quantidade de pessoas transitando. Isto pode gerar estatísticas úteis para a administração pública, de forma a permitir um planejamento urbano mais apurado e novos projetos para atender aos cidadãos.

Onde, por algum motivo, clientes não conseguirem instalar internet cabeada de qualidade, o 5G poderá ocupar esta lacuna e manter conectados esses usuários com a mesma qualidade sem a necessidade de instalar infraestrutura própria, e isso vale tanto para pessoas físicas, como para os empresários de pequenos negócios.

O pleno funcionamento do 5G também poderá interligar todos os sistemas de transporte coletivo das cidades de maneira automática, regulando intervalos de passagem e combatendo problemas assim que as primeiras ocorrências acontecem, com a mínima necessidade de intervenção humana. 

👨🏻‍🔧 Prestação de serviços presenciais e remotos

Diversos serviços são prestados diariamente por meios remotos ou presencialmente. Basta pensar no seu técnico eletricista, no pedreiro, no motorista de aplicativo, no delivery de comida e outros produtos, no stream de conteúdo pago, no seu advogado e, hoje em dia, até mesmo no seu psicólogo.

Com o 5G, estes e outros profissionais terão mais segurança e desempenho online para desempenhar as suas funções. A partir desta nova e mais potente conectividade, estes profissionais estarão sempre online e poderão se comunicar com muito mais eficiência.

Se você pensar em uma reunião remota com um sócio, um advogado, um vendedor ou um fornecedor, certamente você não deseja que a sua videoconferência trave ou apresente perda de qualidade graças ao sinal ruim. Em todos estes casos, o 5G irá proporcionar uma conectividade muito mais rápida, robusta e estável.

A conexão traz vantagem tanto para os clientes, como para os profissionais liberais prestadores de serviços, que não terão nenhuma dificuldade em se comunicar adequadamente com seus clientes sem perda de conectividade.

 👨🏻‍💻 Educação

A pandemia trouxe um cenário de isolamento e restrição nas atividades presenciais que pudessem gerar alguma aglomeração. Entre isolamentos e relaxamentos, a educação foi um dos setores mais atingidos pela pandemia da Covid-19, deixando milhões de alunos em casa tendo aulas pela internet, da educação infantil à pós-graduação.

Se a tecnologia 5G já estivesse em vigor no Brasil em 2020, provavelmente muitos de nossos estudantes teriam menos dificuldades em acompanhar os conteúdos que foram passados via online. Acontece que muitos alunos dependiam exclusivamente da internet móvel, e ela muitas vezes não dá conta de sustentar uma conferência com mais de 20 participantes sem entrar em instabilidades.

Com uma potência de transmissão quase 200 vezes maior, o 5G promete melhorar muito a vida de quem estuda à distância ou realizar algum tipo de estudo utilizando videoconferências. Os estudantes terão mais facilidade em assistir aulas, acessar e baixar conteúdos até mesmo os mais pesados e realizar provas rapidamente.

O ensino superior privado já tem realizado investimentos em sua infraestrutura para se aproveitar da tecnologia 5G assim que ela for totalmente implementada no Brasil, a fim de expandir sua base de alunos.

Mesmo com a vacinação já em atividade, a pandemia provavelmente ainda irá causar alguns contratempos e atrasos no calendário escolar, que poderão ser minimizados com as atividades online. Possivelmente, haverá tempo para que os alunos já estudem utilizando dispositivos conectados à rede 5G.

🎼 Entretenimento

Clientes do entretenimento digital e empresas que operam esses serviços têm pressa para que a tecnologia 5G chegue logo aos dispositivos dos brasileiros. O Brasil e outros países vivem hoje uma febre de entretenimento via streaming de áudio e vídeo, que precisa de sinal de internet com qualidade para funcionar adequadamente.

Quem utiliza streaming de vídeo certamente já passou por uma situação na qual um filme ou série simplesmente não carrega, mesmo utilizando o sinal de Wi-Fi. Quando o 5G estiver disponível no Brasil e isto acontecer, basta que você troque a conexão pela internet móvel e consiga baixar seus filmes de forma praticamente instantânea em 4k ou até qualidade superior.

Hoje, poucos usuários utilizam estes serviços de streaming a partir de seus planos de internet móvel. No Brasil, estes planos ainda custam relativamente caro e possuem uma capacidade de dados bastante limitada. Com o 5G, planos muito mais volumosos de internet terão um preço mais razoável, permitindo assim que as pessoas assistam seus filmes e séries literalmente de onde quiserem.

🎮 Indústria dos jogos eletrônicos

Assim como o stream de áudio e vídeo, a prática online de jogos eletrônicos também precisa de uma grande banda de internet para funcionar adequadamente. Os jogadores mais assíduos realmente perdem a paciência quando estão no meio de uma partida e o sinal de internet começa a apresentar instabilidades.

A latência dos jogos eletrônicos, também chamado de ping, mede o atraso do dispositivo do jogador em relação à rede, e normalmente é medido em milissegundos (0,001 segundo). Com uma rede Wi-Fi em instabilidade, o ping do jogador pode oscilar entre 50 e até 200 milisegundos. Pode parecer pouco, mas prejudica muito a experiência de jogo.

Uma rede 5G conectada dentro da área de cobertura de rede deve proporcionar aos usuários um ping que dificilmente ultrapasse 40 milisegundos. Com isso, jogadores de games e e-sports terão uma experiência muito proveitosa, possibilitando um desempenho bem melhor e mais precisão em cada ação.

Empresas que atuam no ramo dos games já preparam algumas mudanças estratégicas para que seus usuários possam se conectar mais facilmente às redes móveis e consigam utilizar todas as funcionalidades dos games de qualquer lugar em que estiverem e com conectividade total.

 Impactos positivos na vida das pessoas

Como você deve ter notado ao longo deste texto, a tecnologia 5G tem o potencial para melhorar bastante a vida das pessoas, seja no trabalho, bem como no lazer. Mas esta tecnologia de conectividade também pode ajudar outras tecnologias que ainda estão em desenvolvimento a se consolidar e se popularizar também entre os brasileiros.

Neste sentido, vamos falar agora de três assuntos relacionados à tecnologia que podem ser diretamente beneficiados pela implementação do sistema de internet móvel 5G, fazendo com que a vida das pessoas melhore consideravelmente, até mesmo no que diz respeito à sua saúde.

Hoje em dia, a grande maioria das atividades que desempenhamos em nossas vidas tem alguma ligação com a internet. Se a internet se torna mais eficiente, mais acessível e mais adaptável às nossas demandas, os serviços que ela presta a sociedade também podem ser aprimorados e levados a mais pessoas num menor tempo e com custos reduzidos.

A internet 5G está possibilitando a rápida evolução da internet das coisas, um conceito que traz muito mais conforto e praticidade para as pessoas em casa e no trabalho. Ela também irá permitir uma integração muito mais eficiente dos sistemas de dados públicos e privados que utilizamos a todo o tempo, reduzindo a burocracia.

Por fim, veremos também como o 5G deve ajudar no desenvolvimento e na consolidação da telemedicina. Vamos entender melhor cada uma destas tendências que vão ganhar fôlego quando a tecnologia 5G se consolidar no país.

Internet das coisas

A Internet das Coisas, também chamada de IoT (Internet of Things) é um conceito que tem se consolidado em diversos países do mundo, e já está crescendo no Brasil. A ideia é bastante simples: que as pessoas consigam controlar tudo o que está à sua volta por meio da internet.

E quando falamos em “tudo”, é tudo mesmo. Em residências e em prédios comerciais, as pessoas poderão controlar portas, janelas, ar condicionado, refrigeradores, iluminação, sistema de som, tv e outras partes do imóvel a partir da internet, seja pelo celular ou por comandos de voz, dados ou alto-falantes inteligentes.

Hoje, a tecnologia da Internet das Coisas está disponível apenas para residências onde chega um sinal cabeado ou de Wi-Fi. Com o 5G, mesmo imóveis que estejam em locais remotos e sem acesso à internet poderão também usufruir destas comodidades, que podem inclusive ser utilizadas nas empresas.

Muitos empreendimentos já possuem operação interna totalmente automatizada por meio da internet das coisas, onde máquinas e outros equipamentos operam de maneira autônoma. O 5G deve baratear a implementação deste tipo de sistema no seu negócio.

 Integração dos sistemas públicos e privados

 

O Brasil é um país gigantesco, nos quais existe uma infinidade de órgãos públicos. Todos estes órgãos, independentemente de sua função, operam com sistemas online cuja administração é complexa e o volume de dados é muito extenso.

Já existe um movimento de integrar muitos destes sistemas em um único banco de dados, de forma a tornar todo este ecossistema mais simplificado. Entretanto, o acesso à internet em diversos locais do Brasil é desigual, o que dificulta a implementação desta integração que faria a vida dos cidadãos e contribuintes mais fácil.

À medida que o 5G vai chegando a mais localidades no país todo, estes sistemas públicos podem ser integrados com mais eficiência e acessados mais rapidamente por qualquer contribuinte sempre que necessário, mesmo que ele esteja utilizando apenas um celular, sem ter acesso à internet cabeada em casa.

Diversos sistemas privados de dados, como por exemplo os cadastros de proteção de crédito, poderão ser mais facilmente acessados e utilizados por lojistas de todo o Brasil, uma vez que o sistema permite maior integração digital nos quatro cantos do país.

Saúde, telemedicina e robótica

A telemedicina já é uma realidade em nosso país. Entretanto, a conectividade limitada não permite muitos procedimentos além da emissão remota de laudos de exames de imagem, com especialistas que analisam exames e fazem suas análises mesmo estando a milhares de quilômetros dos pacientes.

Consultas estão começando a ser realizadas de maneira remota, mas nem toda especialidade médica pode fazer uma consulta eficiente se o profissional não estiver na presença do paciente. Um ramo da telemedicina que pode se beneficiar muito da tecnologia 5G são as cirurgias remotas feitas através de robôs.

Nestes casos, o médico não precisa estar pessoalmente no centro cirúrgico, mas pode realizar a operação de maneira precisa a partir de um robô cujos movimentos são totalmente minuciosos. Em qualquer lugar do mundo, os médicos poderão realizar uma cirurgia em seus pacientes por meio de uma conexão 5G.

Isso pode reduzir em geral o custo das cirurgias, além de permitir que mais pacientes sejam operados sem que o médico principal precise se locomover continuamente entre os hospitais. Este ramo mistura 5G, internet das coisas e uma avançada tecnologia em robótica que ainda está em pleno desenvolvimento.

A Tecnologia 5G e o seu pequeno negócio

A tecnologia 5G está cada vez mais próxima de ser uma realidade em nosso país. A sua empresa pode tirar proveito de tudo o que este novo sistema de conexão pode proporcionar. Para isso, é necessário planejamento. Confira algumas de nossas dicas sobre como será possível fazer mais com o 5G no seu negócio.

❓ Como implementar? ❓

Implementar a tecnologia 5G no seu empreendimento não deve ser nenhuma dificuldade. Afinal, basta ter um dispositivo compatível com a tecnologia e o seu estabelecimento já poderá utilizar esta tecnologia.

Contudo, uma dica é se informar corretamente com as operadoras de telefonia móvel sobre preços e condições dos diferentes planos que serão oferecidos. Assim, a sua empresa pode contratar uma franquia que seja adequada às suas necessidades e usos.

Se você já possuir um smartphone compatível com a tecnologia 5G, é possível até mesmo conectá-lo a outros dispositivos para que eles possam aproveitar a conexão de alta velocidade. Em seu smartphone, você encontrará a opção de “Acesso Remoto” ou “Ponto de Acesso”, que na prática transforma o celular em um modem. Assim, computadores, tablets e outros dispositivos com conectividade Wi-Fi poderão acessar a internet a partir dele.

É possível realizar um procedimento semelhante com a conectividade Bluetooth dos seus dispositivos.

Em breve, cada vez mais dispositivos estarão compatíveis com a tecnologia 5G de maneira nativa, ou seja, sem precisar de nenhum intermediário para se conectar a esta rede. Isto inclui equipamentos industriais, maquininhas de cartão, dispositivos de controle de acesso, instrumentos de segurança e monitoramento, entre outros.

Se você deseja implementar uma automação completa em sua empresa, o que iria permitir controlá-la diretamente mesmo à distância, pode ser interessante se informar sobre os dispositivos compatíveis e investir nos que mais se conectam com a sua necessidade.

 Quais as oportunidades e riscos?

Assim que o 5G estiver disponível no Brasil, a tendência é que ele ainda custa bastante caro. Assim como na época da implementação do 4G, alguns anos atrás, demorou algum tempo para que a tecnologia fosse acessível a quase todos os usuários.

Entretanto, se o seu negócio depende de internet rápida para ter mais eficiência e a internet que você utiliza tem conectividade restrita, pode valer a pena o investimento. Estude as suas opções e veja quais são as que podem trazer o melhor resultado sem comprometer tanto o seu orçamento.

De forma geral, as oportunidades do 5G variam de acordo com o modelo de negócios do seu empreendimento. Via de regra, se ele precisa de boa internet ou depende de representantes comerciais que utilizam muita internet móvel, o 5G pode ser um grande aliado do seu crescimento.

Entretanto, alguns desafios gerais que a maioria das pequenas empresas enfrentam podem ser solucionados com o 5G de maneira geral. Veja alguns exemplos:

🔍 Gestão de informações: com o 5G, utilizar computação em nuvem vai ficar muito mais fácil e rápido. A sua empresa poderá operar com dados em cloud o tempo todo, sem precisar comprometer a memória física dos seus computadores e smartphones. Além disso, estes dados poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo.

🔍 Big Data e conhecimento sobre o cliente: com clientes mais conectados, mais feedbacks e estatísticas serão geradas para a sua empresa implementar melhores estratégias de negócio. O 5G irá oportunizar à sua empresa conhecer melhor os clientes, onde eles estão, o que estão procurando e quando estão mais dispostos a comprar.

🔍 Maior controle da atividade financeira: hoje boa parte das transações financeiras são realizadas pela internet. Com a chegada do sistema PIX e a instalação do 5G, a gestão financeira da sua pequena empresa ficará mais rápida e menos custosa. Será possível realizar centenas de transações por segundo, organizadas de maneira centralizada no seu dispositivo móvel.

Diversos países já estão utilizando a tecnologia 5G no mundo. Todos eles já estão comprovando a capacidade deste sistema em movimentar um imenso volume de informações em qualquer lugar onde chegue sinal, e como isso tem melhorado a vida das pessoas. Isso pode acontecer no Brasil ainda este ano ou no início do ano que vem.

Por isso, se o seu empreendimento utiliza a internet e precisa de boa conectividade, convém já se preparar para a implementação deste sistema. Assim, o seu negócio poderá colher os bons resultados da internet móvel de alto desempenho desde o início.

Aproveita para conferir outros conteúdos sobre este e outros temas disponíveis no nosso site e redes sociais. Desejamos sucesso na sua jornada empreendedora!

5G
Qual o impacto da Internet 5G entre empresas e clientes?
Você sabe qual o seu impacto da internet 5G na relação entre empresas e cliente?
Arquivo