Por que empreender com aluguel de brinquedos lúdicos e educativos?

Quais cuidados este modelo de negócio requer?

Avaliação
Sem votos

Publicado em 01/09/2021 | Atualizado em 01/09/2021

Imagem do Topo
Brinquedos lúdicos e educativos

Se você está pensando em ter um negócio de aluguel de brinquedos lúdicos e educativos ou já está iniciando nesse ramo, necessita conhecer as principais questões que envolvem esse negócio. É importante conhecer como funciona a locação, qual o público, quais os cuidados necessários, facilidades e muitos outros assuntos que farão parte da sua rotina na empresa.

Por isso preparamos este artigo com as principais informações que você precisa saber sobre aluguel de brinquedos lúdicos e educativos para que possa tirar sua ideia do papel e desenvolver um negócio com maior conhecimento das peculiaridades desse mercado.

Aluguel de brinquedos lúdicos e educativos

Antes de tudo é importante mencionar o que é um brinquedo lúdico e educativo. Esse tipo de brinquedo consegue fazer com que a criança desenvolva diversos sentidos e sensações enquanto brinca. Ele serve para introduzir formas, cores, habilidades motoras e demais sensações às crianças.

E isso é feito com leveza e simplicidade e permitindo que as crianças consigam entender sem que seja algo cansativo ou maçante. A ideia desse tipo de brinquedo não é de ser um estudo para a criança, mas simplesmente unir o estímulo da brincadeira com o desenvolvimento.

Além disso, em crianças em uma faixa etária um pouco maior, eles servem para aperfeiçoar as habilidades que já começaram a ser desenvolvidas nos primeiros anos de vida.

Com isso, você pode ver uma clara diferença entre brinquedos educativos e pedagógicos. Os brinquedos pedagógicos são desenvolvidos para que as crianças exercitem atividades como de calcular, através de brinquedos. Além disso, é comum encontrar brinquedos de montar palavras, que também são considerados pedagógicos.

Nas atividades com brinquedos pedagógicos há necessidade de um adulto por perto para passar as instruções e orientações da atividade a ser trabalhada. E isso não ocorre nos brinquedos educativos, que são trabalhados na tentativa e erro, sem necessidade de intervenção de adultos.

Dito isso, ao montar um negócio de aluguel de brinquedos lúdicos e educativos o foco é a diversão de crianças e a educação e o desenvolvimento através da brincadeira. Com isso, nesse negócio você dispõe de brinquedos variados para locação, proporcionando experiências educativas às crianças.

Inicialmente, no negócio você reúne o material necessário para iniciar a locação e encontra formas de mostrar esse material aos clientes. Mais adiante você verá como fazer isso para que tenha bom retorno, mas em geral é preciso apenas de um ambiente para armazenamento, administração e atendimento ao público.

Cada criança necessita de diferentes tipos de brinquedos lúdicos e educativos sempre conforme a faixa etária, pois o nível de desenvolvimento individual afeta diretamente a capacidade de utilizar e aprender com cada brinquedo. Isso significa que esse tipo de negócio é preparado para alugar brinquedos que atendem diferentes idades, a depender do foco que você desejar dar.

Pode escolher trabalhar com brinquedos para bebês, crianças na primeira infância, crianças maiores ou até mesmo pode escolher trabalhar com aluguel de brinquedos para diversas idades.

Além disso, a ideia do negócio também é possibilitar aos pais e tutores que as crianças tenham contato com brinquedos que estimulam a educação de forma lúdica, sem a necessidade de comprar cada brinquedo.

Esse tipo de ideia acaba sendo uma ótima alternativa para tornar o desenvolvimento de crianças mais sustentável, evitando o acúmulo de brinquedos. A locação facilita o acesso a maior variedade, com menor custo e com simplicidade na escolha e forma de pagamento.

Com a locação você oferece uma solução ideal para quem quer oferecer mecanismos de diversão, distração e desenvolvimento aos filhos e crianças em geral, com possibilidade de escolha de brinquedos diferentes a cada locação, sem que para isso precisem comprar sempre itens novos.

Assim, com a locação, você proporciona a oportunidade de economia e evita que os responsáveis pela criança façam um investimento definitivo com algo que em pouco tempo deixará de ser atrativo e não terá mais utilidade.

Começando por brinquedos para crianças de 0 a 2 anos, você pode encontrar materiais como brinquedos de encaixar peças conforme formatos, brinquedos com estímulo sonoro, brinquedos com estímulo visual por cores. Além disso, para crianças um pouco maiores você pode encontrar brinquedos para treinar equilíbrio, coordenação motoro, memória, conhecimento das cores e formas e muitos outros.

Já para crianças ainda maiores, alguns exemplos de brinquedos são jogos de tabuleiro e materiais que consigam maior estímulo de movimentação e raciocínio.

Conheça o público

Além de saber mais sobre os brinquedos em si, entender o que é esse negócio e qual a finalidade, saber mais sobre o público é essencial.

Dentro dessa premissa, o público que utiliza aluguel de brinquedos lúdicos e educativos é variado, pois pode ser desde pais e mães, até escolas, creches e empresas que oferecem creches aos colaboradores e necessitam de materiais à disposição no ambiente destinado às crianças.

Além disso, o nicho de clientes dependerá de quão abrangente seu negócio será, pois você pode escolher trabalhar com brinquedos para 0 a 2 anos, 2 a 5, 5 a 10 anos e assim por diante, conforme for mais viável ao seu modelo de negócio.

Quanto maior for a abrangência de brinquedos, maior será sua capacidade de captar clientes, pois poderá expandir seu foco para locais que atendem crianças com maior variação de idade.

Com isso, conhecer o tipo de público e entender a diversidade, são quesitos essenciais nesse negócio. Os brinquedos são locados conforme as necessidades das crianças e nível de desenvolvimento que elas já possuem.

Além disso, você pode definir atender um público mais amplo ou mais restrito, a depender do investimento que deseja fazer, da quantidade de estoque e do espaço que terá para realizar a logística.

Tudo isso precisa estar em acordo para que a estrutura existente no seu negócio seja condizente com a abrangência que você dará no atendimento aos clientes. Quanto mais você quiser expandir a faixa etária de utilização dos brinquedos, mais necessitará de estrutura para comportar.

Inclusive, nesse sentido, uma dica que pode ser muito útil é começar delimitando algumas opções de idade para encontrar os brinquedos adequados, e após determinado período, ir expandindo sua logística de locação. 

Com isso você já consegue realizar uma pesquisa de mercado enquanto está em funcionamento para compreender em qual parte pode investir mais.

Conheça algumas das principais facilidades que você vai encontrar

Uma das facilidades que esse negócio possui é que você apenas é responsável por fornecer o material e receber de volta, não há envolvimento com supervisão de uso ou disponibilidade de espaço para uso dos brinquedos.

Com isso, o ambiente sede do negócio não precisa ter espaços para acomodar as crianças e responsáveis, apenas para acomodar todos os brinquedos em segurança e com qualidade de armazenamento.

Outra facilidade é em relação à manutenção dos brinquedos. Como os clientes necessitam e esperam encontrar brinquedos em perfeitas condições de funcionamento e com bom aspecto, você precisa ser responsável pela manutenção. No entanto, em cada locação, o cliente se responsabiliza por entregar o material nas condições em que recebeu.

Com isso, se torna mais fácil manter seu material sempre em dia e em condições de locação. Para que tenha essa segurança é necessário ter previsão em contrato para que, se houver algum imprevisto com o material enquanto estiver em posse do cliente, você seja ressarcido para não haver prejuízos.

Ademais, outra facilidade que esse tipo de negócio pode oferecer é que como se trata de brinquedos, chamar atenção não é algo difícil. Com isso, com as estratégias certas que você verá mais adiante, captar e fidelizar clientes não é uma tarefa que imponha alto grau de dificuldade.

Mais adiante você verá como fazer a divulgação, mas uma das facilidades está justamente em poder trabalhar com entrega dos materiais. Como são brinquedos para uso fora de sua sede, você pode disponibilizar um canal de comunicação para escolha e pagamento online e o cliente aguarda a entrega onde desejar.

Essa facilidade permite que você consiga obter ainda mais clientes, principalmente quando não é a primeira locação e o cliente já conhece seus materiais. Nesse caso, pode haver, inclusive, um sistema de locações periódicas conforme a necessidade de cada clientes

Quais cuidados o negócio requer?

Assim como em qualquer outro negócio, na locação de brinquedos lúdicos e educativos também há uma série de cuidados que você deve tomar.

Um dos principais é em relação à segurança do uso dos brinquedos. Todos os brinquedos que estiverem disponíveis para locação precisam seguir rigorosamente as normas do Inmetro.

Sabe aquele selo do Inmetro? Pois é, esse selo assegura que o brinquedo foi inspecionado e vistoriado e que se encontra apropriado para ser manuseado por crianças de determinada faixa etária.

As normas precisam ser obedecidas para que haja total segurança no uso dos brinquedos, o que é feito sempre levando em consideração a idade das crianças, algo que o Inmetro sempre analisa antes de liberar um brinquedo para comercialização.

Todos os brinquedos que são comercializados no Brasil, sejam de fabricação nacional ou importada, passam por certificação compulsória do Inmetro. Com isso, é indispensável que você se atente a isso no momento de escolher os brinquedos do seu negócio.

Inclusive, é de extrema importância ficar atento com falsificações e brinquedos que não foram submetidos à avaliação do órgão competente. Assim, se não encontrar o selo de aprovação, se informe antes de adquirir o brinquedo para que não venha a ter qualquer tipo de problema posteriormente.

Além disso, outro cuidado necessário é em relação à manutenção. Você deve sempre analisar os brinquedos assim que retornam das locações. Com essa prática você evita que alguma deterioração seja identificada a tempo de informar e responsabilizar o cliente.

Ademais, esse cuidado complementa o anterior. Pois não adianta você ter apenas brinquedos de acordo com as normas regulamentadores, mas não garantir que estejam em bom estado de conservação.

Por isso, o ideal é ter um setor responsável por essa vistoria, higienização e manutenção para que todos os materiais que retornarem de locação, possam ser colocados novamente à disposição dos clientes em pouco tempo e em perfeitas condições.

Outro cuidado necessário nesse ramo é informar aos responsáveis pela locação a faixa etária a que se destina o uso do brinquedo. Por isso, ter uma boa organização e manter sempre os brinquedos nas áreas correspondentes à faixa etária de uso, é indispensável e deve ser sempre prioridade no cuidado.

Além disso, mais um cuidado que você deve tomar é investir em mais brinquedos que você identificar que possuem mais saída de locação. Com isso, uma forma de seguir essa dica é iniciar o negócio com algumas opções, sem gastar todo seu capital de uma única vez.

Conforme seu negócio for agregando clientes, você verá quais as idades e os tipos de brinquedos que mais são procurados e então vai conseguir investir com maior segurança. Esse cuidado pode ser fundamental para evitar que você tenha gastos em materiais que não terão circulação e que serão um prejuízo a você.

Veja qual é a melhor forma de divulgar

Além de entender o que é a locação de brinquedos lúdicos e educativos, quais são os possíveis clientes e conhecer alguns dos cuidados necessários, também é importante saber a melhor forma de fazer a divulgação do seu negócio.

Atualmente, uma das melhores formas de divulgação é na internet. Portanto, ficar fora da internet não pode ser uma opção.

Cada vez mais pessoas realizam transações, compras e locações de diversos objetos, sem sair de casa ou do local onde se encontram.

🧮🧮Site

Assim, a primeira dica de divulgação é criar um site que conste todos os materiais que você possuir. Além disso, o site deve conter todas as principais informações que os clientes necessitam saber.

Entre as informações, algumas das mais importantes, são:

✔️Valores das locações;

✔️Formas de locação;

✔️Endereço;

✔️Tipos de brinquedos;

✔️Classificação etária;

✔️Formas de contato.

🧮🧮Redes sociais

Porém, não basta apenas criar um site bem completo e estruturado, pois vai precisar de divulgação. Dentro disso, uma das melhores alternativas é investir nas redes sociais.

Criar um perfil comercial no Instagram e uma página no Facebook para seu negócio, é algo fundamental. Nas redes sociais você consegue publicar fotos dos materiais, realizar interações com o público e obter feedbacks.

Além disso, você pode incluir o link do site para direcionar os clientes à área de locação quando acessarem suas redes sociais. Assim, tudo fica interligado e você utiliza a conectividade a favor do negócio.

No entanto, esse tipo de divulgação precisa ser feito com consciência e conhecimento, pois não basta apenas criar os perfis e postar uma ou outra foto por semana. É preciso ter engajamento e respostas positivas dos clientes.

🧮🧮Automação

Para fazer isso, a melhor maneira é investir em automação para Instagram. Com a automação se torna possível realizar o acompanhamento e interagir com os clientes, além de captar novos clientes.

Existem ferramentas de automação gratuitas ou pagas e elas atuam como uma ferramenta que irá facilitar a gestão das redes sociais do seu negócio.

Para que a divulgação por meio de redes sociais seja efetiva, as páginas do seu negócio precisam sempre estar em contato com os clientes. Com isso, você precisa responder comentários, mensagens, acompanhar hashtags e postar conteúdos relevantes.

No entanto, como deve estar imaginando, são tarefas que demandam bastante tempo, além do conhecimento sobre o assunto.

E é justamente para economizar seu tempo que as ferramentas de automação servem. Com elas você consegue programar o aplicativo para seguir hashtags e encontrar seguidores através de geolocalização e até responder mensagens, tudo sem que precise de intervenção humana a cada atividade.

Para isso, basta configurar o app conforme suas necessidades e poderá utilizar o tempo disponível para focar na criação de conteúdo.

🧮🧮Conteúdo relevante

Dentro disso, para que a divulgação do seu negócio seja eficiente, o conteúdo das publicações precisa ser de interesse dos clientes e futuros clientes. Portanto, pense sempre no que seu cliente gostaria de ver e formule posts instrutivos e informativos. 

Demostre a utilização dos brinquedos, publique informações sobre as vantagens e benefícios que eles podem proporcionar às crianças e poste mais assuntos do gênero. Porém, sempre de forma resumida, pois as redes sociais são locais para posts objetivos e comunicativos.

Ainda na parte de divulgação, outra ideia que você pode adotar é realizar divulgação diretamente em potenciais clientes, como empresas, escolas e instituição de ensino de educação infantil que possam se interessar pela locação de brinquedos lúdicos e educativos.

Para isso, crie materiais demonstrativos e informativos e realize visitas nesses ambientes para que seu negócio passe a ser cada vez mais conhecido.

Como você pode notar, a maioria da publicidade e divulgação que seu negócio requer não precisa ser paga. Você consegue fazer uma boa divulgação de forma gratuita nas redes sociais.

Além disso, se quiser, as próprias redes sociais possuem ferramentas de divulgação paga que inserem seu negócio em anúncios e faz com que outras pessoas visualizem e encontrem sua empresa.

Veja qual a melhor forma de conquistar clientes

Levando em consideração tudo que foi dito no tópico acima, depois de pensar nas melhores formas de divulgar seu negócio, é importante pensar em como conquistar os clientes.

Para conquistar os clientes algumas etapas podem ser seguidas após a identificação de quem são, que é algo que você pode fazer através do marketing digital descrito no tópico anterior.

A primeira etapa é conhecer as necessidades que os clientes possuem e verificar quais os interesses que o público tem com o produto que você está oferecendo.

Sabendo essas informações você consegue montar estratégias direcionadas para conquistar os clientes com maior empenho e eficiência, pois se torna muito mais fácil vender algo para quem você já sabe o que procura.

Além disso, outra etapa é prestar sempre atenção nos clientes e acompanhar necessidades futuras para que o cliente seja conquistado de fato.

Dentro disso tudo, manter um atendimento personalizado é algo essencial para conquistar o público. Ele deve sentir que seu negócio se importa com ele e que as necessidades são atendidas de forma personalizada.

Ademais, ter um diálogo de maneira objetiva e clara é muito importante para conseguir conquistar os clientes de maneira efetiva. Por isso, evite utilizar termos técnicos e tente sempre transmitir um entendimento claro já nos primeiros contatos.

Essa prática vai fazer com que você consiga uma melhor aproximação e elimine distâncias entre sua empresa e os clientes. Com uma comunicação mais aproximada e direta, as chances de bons resultados são muito maiores.

Praticando o que foi dito nesse tópico, em conjunto com os demais, você vai conseguir conquistar um maior número de clientes e de forma orgânica, pois não basta ter apenas números e não ter vendas concretizadas.

Veja como fidelizar clientes

Após conquistar os clientes, a etapa de fidelização faz com que você possa sempre contar com a venda. Clientes fidelizados são aqueles que gostam tanto do trabalho que você presta que sempre que precisam, voltam ao seu negócio.

E é de extrema importância que você consiga manter seus clientes, pois manter a fidelidade se torna muito mais fácil e econômico do que captar clientes novos. Com isso, é uma área do seu negócio que merece bastante atenção e dedicação.

Mas para que a relação entre o negócio e os clientes atinja esse nível, é preciso trabalhar algumas questões e tentar ao máximo realizar boas vendas, com boas experiências para que os clientes desejem retornar.

Uma das questões mais importantes é a qualidade do seu atendimento e do material que você está oferecendo. Ter alta qualidade nos brinquedos, materiais sempre limpos e em ótimo estado são questões indispensáveis para que seus clientes se tornem cativos.

Além disso, o preço que esteja dentro do que eles desejam pagar e que seja compatível com a qualidade que o negócio oferece, também é algo muito relevante para que os clientes se mantenham fidelizados.

Pensar também em outras questões, como qualidade da entrega, quando existir essa modalidade em seu negócio, é mais do que necessário. Isso porque, o cliente leva em consideração todas as etapas do atendimento.

Inclusive, a parte do pós venda é algo essencial para conseguir fidelizar o maior número de clientes. Você deve estar atento e à disposição dos clientes após o atendimento para poder esclarecer dicas de uso, formas de montagem e demais informações que tiverem relação com o material locado.

Isso vai fazer com que o cliente tenha mais segurança em sua empresa e contrate seus serviços com maior tranquilidade, sabendo que terá orientação caso precise de algo.

No entanto, são necessários outros esforços para que você consiga agregar ainda mais valor no seu negócio e convencer definitivamente os clientes de que o melhor local para a locação de brinquedos é na sua empresa.

🧮🧮Promoções

Dentro disso, trabalhar com promoções é algo que facilita a fidelização dos clientes. Promover descontos em determinados produtos e de forma sistemática, pode ser uma boa dica.

Se o cliente já souber que vai poder realizar a locação de brinquedos com desconto em algum período da semana ou do mês, irá se programar e dar sempre preferência ao seu negócio.

🧮🧮Sistema de fidelidade

Outra estratégia eficiente para fidelizar os clientes é criar um sistema de fidelidade, onde a cada determinada quantidade de locações que ele fizer, ganha um desconto ou algo de cortesia. 

Esse sistema funciona muito bem para manter os clientes ativos no seu negócio e sempre inclinados a obter a pontuação necessária no seu sistema de fidelidade para obter o benefício. 

Para isso, você pode fazer divulgação nos perfis das redes sociais e no site para informar as regras do seu sistema de fidelidade. 

Você pode pensar que todo esse esforço pode não valer a pena, mas isso não é verdade. Seu negócio necessita de clientes fidelizados, pois eles são muito importantes na divulgação de sua empresa de locação.

🧮🧮Divulgação gratuita

Um cliente fidelizado acaba realizando propaganda gratuita de seu negócio para outras pessoas, pois irá falar de forma positiva e mencionando todos os benefícios que ele tem ao contratar você.

Esse tipo de propaganda é um dos mais eficientes que você pode ter, pois o relato positivo de clientes perante possíveis clientes, vai fazer com que você consiga ter cada vez mais pessoas que conhecem e frequentam seu negócio.

🧮🧮Feedback

Outra forma de conseguir fidelizar seus clientes é prestar muita atenção no feedback das locações e atender as recomendações de mudança que forem realizadas. Um cliente não faz uma reclamação ou diz que algo pode melhorar se isso não for uma verdade para ele. 

Assim, tente sempre levar em consideração o que os clientes entendem como uma deficiência no seu atendimento ou nos materiais que você está alugando e, quando for viável, aplique uma correção para que nas próximas vezes os clientes vejam que foram ouvidos e que o atendimento melhorou. 

Isso é uma questão crucial para qualquer tipo de negócio, principalmente quando o foco do negócio são crianças e a qualidade precisa ser ainda maior, com mais segurança. Você não pode se acomodar e pensar que só porque os clientes estão voltando, eles já estão fidelizados.  

E mesmo após conseguir a fidelização por meio de várias dicas que foram mencionadas até aqui, manter a atenção no feedback segue sendo essencial. Isso porque, o mercado é muito fluido e a todo momento você pode ter novos concorrentes. Assim, não ficar acomodado é algo essencial e que vai fazer diferença na fidelização dos seus clientes.

🧮🧮Fidelização natural

Outra coisa que você deve ter em mente no processo de fidelização dos seus clientes é que nada pode ser forçado. Você precisa conseguir a fidelização de uma maneira natural e leve, sem que pareça que está insistindo demais ou sendo inconveniente.

Tenha o cuidado de respeitar o espaço do cliente e crie atrativos para que ele mesmo tenha iniciativa de se tornar assíduo. Além disso, conheça o perfil dos clientes e entenda quando entrar em contato sem ser inconveniente.

A locação de brinquedos que sejam lúdicos e educativos é um mercado que está em crescimento, principalmente pela necessidade de pais e responsáveis de criarem atividades com as crianças que estão em casa e sem escola em razão do momento pandêmico que o planeta enfrenta.

Com isso, o mercado se reinventou e muitos locais que forneciam brinquedos para festas, passaram também a oferecer brinquedos educativos para crianças que estão em casa.

Além dessa questão, cada vez mais pais e responsáveis buscam melhores alternativas de educação e desenvolvimento às crianças. E o mesmo ocorre com instituições, escolas e creches, pois o desenvolvimento infantil é um assunto em constante evolução e estudo.

Assim, investir nesse tipo de negócio é algo que pode ser muito lucrativo, principalmente se você seguir as principais orientações e dicas trazidas nesse artigo.

Neste artigo apresentamos diversas questões essenciais e orientações para conseguir montar e gerir um negócio de locação de brinquedos com maior segurança, responsabilidade e conhecimento. 

Dessa forma, se inspire em nossas dicas e se aprofunde ainda mais nos cuidados que deve ter, estude seus potenciais clientes, se aprofunde em marketing nas redes sociais e conheça as opções que você tem.

Muitas dessas ações são possíveis de serem feitas sem auxílio de equipes profissionais, se assim desejar. Claro que se quiser contar com apoio profissional e delegar tarefas, pode ser que seu negócio consiga ter um desenvolvimento mais rápido.

No entanto, o principal é prestar atenção em tudo que você aprendeu aqui e colocar em prática. Com isso, sua empresa de locação de brinquedos lúdicos e educativos vai ter ainda mais chances de ser um excelente negócio.

Gostou de saber mais informações sobre esse negócio? Entre em nosso site e encontre outros artigos que falam sobre assuntos semelhantes, se inspire e descubra ainda mais sobre empreendedorismo e dicas de negócios!

Desejamos sucesso na sua jornada empreendedora!

Lúdico
Empresa para aluguel de brinquedos lúdicos e educativos
Descubra o que é preciso para abrir uma empresa; com todas as dicas e ideias para montar um negócio na área de brinquedos e materiais educacionais lúdicos
Arquivo