6 DICAS para SUA EMPRESA VENDER MAIS durante o ANO INTEIRO

Aprenda com o Sebrae

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Publicado em 17/01/2020 | Atualizado em 06/02/2020

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Aprenda com Taiane Jambeiro Como Vender Durante o Ano Inteiro na sua empresa.

Você aproveita as datas comemorativas para vender mais? ?

O calendário comercial possui uma série de períodos que devem ser aproveitados para gerar mais movimento e lucro para sua empresa. O segredo é descobrir quais delas estão mais alinhados ao seu negócio e se preparar com antecedência para atingir melhores resultados nessas épocas! ?? ?

O que iremos contar para você nesse vídeo: Para ensinar a montar um calendário de vendas para sua empresa em 6 passos fundamentais, convidamos Taiane Jambeiro, formada e mestre em Engenharia, e pós-graduada em gestão de Micro e Pequenas Empresas. Ela trabalha no Sebrae há 5 anos e já atuou com atendimento presencial e digital em empresas. ?

Para atingir melhores resultados, é importante se planejar com antecedência. O prazo ideal depende muito do seu tipo de negócio, qual a relação que você já tem os seus fornecedores, se o produto é perecível ou não, entre outros. Outra coisa importante também é usar aplicativos para salvar informações importantes e emitir alertas para você e para toda a sua equipe. ?

 

VEJA O VÍDEO ABAIXO:

 

Além disso, deve-se entender o conceito de sazonalidade, o período de alta e baixa nas vendas durante o ano, que depende de vários fatores, e existem algumas estratégias que você pode usar para escapar um pouco dessa situação de baixa, como oferecer promoções e descontos – mas lembre-se de levar em conta o preço de venda dos seus produtos, para que você não saia no prejuízo nessa história! Mas nem todo tipo de negócio é afetado diretamente pela sazonalidade, e o seu pode ser um deles. Ainda assim, você pode criar estratégias como o contato direto com o seu cliente. ?

✅ Primeiro passo: Selecione quais datas comemorativas do varejo tem mais a ver com seu negócio. As mais importantes são: Carnaval, Volta às Aulas, Dia das Mães, Dia dos Namorados, São João, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal.

✅ Segundo passo: Defina as metas para aquelas datas que você selecionou no passo anterior. Com essas metas estabelecidas você vai se programar melhor para atingir esses objetivos, seja entrando em contato e negociando com fornecedores, contratando novos funcionários, decorando a sua loja ou traçando estratégias de marketing para aqueles períodos.

✅ Terceiro passo: Planeje as ações de marketing para chegar nas metas estabelecidas. Você precisa definir quais estratégias de marketing você vai usar, quais são os canais que você vai aproveitar nas suas ações, se você vai contratar um especialista ou agência especializada para fazer isso ou se você vai fazer realizar o marketing por conta própria. Também é preciso definir qual o orçamento disponível para essas ações. Uma dica é usar uma técnica que se chama 5W2H para fazer esse tipo de planejamento, e tem um vídeo aqui no canal que fala sobre isso, acesse clicando neste link: https://www.youtube.com/watch?v=xJ9bu...

✅ Quarto passo: Selecione e negocie com os seus fornecedores. Se você tem um prazo confortável você consegue pesquisar e selecionar quem te oferecer benefícios como maiores descontos, entrega antes do prazo, ou até mesmo uma garantia.

✅ Quinto passo: Treine a sua equipe, afinal não adianta nada você ter seguido todos os outros passos anteriores se na hora da venda você não tiver vendedores bem capacitados e motivados a fazer o melhor trabalho possível. É muito importante você ouvir os seus vendedores pois alguns deles podem já ter uma uma experiência com atendimento e vendas e essas informações vão poder agregar muito no seu negócio. Fazer um bom treinamento com eles também vai ajudar a atingir melhores resultados.

✅ Sexto e último passo: Faça promoções! Seja porque sobrou produto no seu estoque ou porque uma nova coleção precisa ser lançada, eventualmente você vai precisar fazer promoções na sua loja. Há duas coisas muito importantes que é necessário atenção: prazo e estratégia. Toda promoção deve ter um prazo estabelecido e uma estratégia definida, ou seja, qual tipo de promoção será realizada.

 

? TEM DICA BÔNUS TAMBÉM! Para conferir, ver exemplos e outras informações imperdíveis, não perca o vídeo com Taiane Jambeiro!

 

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