Casa de festas infantis e as oportunidades deste divertido negócio!

Um segmento com mercado sempre aquecido!

Avaliação
Sem votos

Publicado em 29/10/2021 | Atualizado em 29/10/2021

Imagem do Topo
Casa de festas

Quem decide empreender na área do entretenimento sabe que esse é um caminho onde se exige muito trabalho e dedicação, mas que os resultados podem ser muito satisfatórios. Uma das opções nesse sentido é investir em uma casa de festas infantis e aproveitar as excelentes oportunidades que esse tipo de negócio pode proporcionar.   

Você sabia que, segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 17% da população brasileira é representada por crianças? Esses números são uma das confirmações de que o ramo de festas infantis oferece boas oportunidades de negócio.

A propósito, as festas fazem parte da cultura do povo brasileiro e os aniversários são sempre uma oportunidade de reunir pessoas queridas e tornar a data marcante para o aniversariante. No caso das comemorações de aniversário de criança, além de tudo, existe o desejo de proporcionar aos pequenos um momento de alegria e muita diversão em uma data tão especial.

Diante dessa realidade, independente da formação profissional, são muitas as pessoas que decidem empreender dentro desse segmento. A maioria delas, começa com um pequeno negócio que, com muita dedicação e esforço, aos poucos, acaba se transformando em um empreendimento de sucesso.

🎉Possibilidade de uma festa inesquecível

Não é apenas o fato de existirem muitas crianças no Brasil que faz com que ter uma casa de festas infantis seja um negócio promissor. Mas principalmente, a realidade de vivermos em uma era onde comemorar o aniversário de uma criança é oportunidade para um grande evento.

Os pais querem celebrar cada ano dos seus filhos, junto aos familiares e amigos, mas não querem fazer isso com um simples bolinho e algumas bexigas, como em outros tempos já seria o suficiente. Cada vez mais, as famílias estão se empenhando em realizar grandes festas temáticas para ficarem na lembrança de todos os participantes e é claro, das suas crianças.

Precisamos destacar também que muitos pais querem dar aos seus filhos o que queriam receber quando eram crianças, mas não tiveram oportunidade, geralmente por não virem de famílias com uma situação financeira favorável. Sendo assim, realizar uma grande festa de aniversário para os seus filhos passa a ser um objetivo importante para algumas pessoas.

Com grandes eventos como esses, com um número considerável de convidados, obviamente não é qualquer espaço que suporta a estrutura da festa, e por essa razão, os salões de festa são a principal alternativa quando os pais desejam comemorar o aniversário de seus filhos de uma forma mais grandiosa e com muita gente envolvida.

Nesse caso, basta escolher o salão de acordo com a localização, espaço e serviços oferecidos, pagar pelo seu aluguel, que pode incluir não só a estrutura física, mas uma série de serviços, e desfrutar de uma comemoração toda especial.  

Os primeiros anos de criança, são geralmente os mais comemorados pela maior parte dos pais. Dessa forma, até os 5 anos de idade, é mais comum os pequenos terem grandes festas de aniversário com tudo que se tem direito.

Por outro lado, alguns pais preferem realizar festas justamente quando os filhos estão maiores e podem entender o que está acontecendo, assim como também ter recordações da comemoração, mesmo que poucas.

Independentemente da idade, o fato é que as festas infantis movem o cenário de festas e eventos de uma forma muito positiva e tem sido opção de negócio mesmo para pessoas que não se viam trabalhando na área, mas aos poucos foram se familiarizando com ela.

🎉A estrutura ideal para as melhores festas

As casas de festas infantis são o espaço ideal para acolher todos os convidados de forma a deixá-los confortáveis e à vontade para aproveitarem a comemoração da melhor maneira.

Nesses locais, a estrutura oferecida possibilita muito mais facilidade para todo o andamento da festa, porque é o espaço apropriado para esse tipo de acontecimento.

Muitos pais preferem fazer a festa de suas crianças em uma casa especializada porque nem sempre é possível ter em sua própria residência o espaço suficiente para um evento maior. Além disso, nos salões de festa, eles podem caprichar ainda mais na decoração, colocar brinquedos para as crianças e servir o buffet de uma forma mais tranquila e organizada.

Essa é a possibilidade de fazer um evento único, em um espaço com todas as condições para realizar uma festa completa, com muitas atrações, ambientes diferenciados, estrutura adequada e tudo que uma comemoração especial merece.

Até mesmo as fotos ficam muito mais interessantes e bonitas quando a comemoração ocorre em locais como esse com um visual mais sofisticado, ambientes bem iluminados e uma decoração para deixar qualquer álbum de fotografia muito mais especial.

🎉Um segmento com mercado sempre aquecido

Para quem deseja investir nesse universo das comemorações infantis, essa é uma possibilidade de atuar em um mercado com resultados positivos em todos os meses do ano. Diferente de muitos outros tipos de negócio que são sazonais, o ramo de festas tem procura frequente, já que sempre haverá um aniversário para comemorar.

Mesmo com as variações frequentes no setor financeiro, é muito grande o número de pais que escolhem investir nas comemorações para os seus filhos com a realização de grandes festas.

Toda essa realidade torna muito maiores as chances de sucesso nesse tipo de negócio, já que haverá sempre uma boa demanda para ser atendida, independente do período do ano e da situação econômica do momento.

Com uma demanda tão consistente, o mercado de festas infantis tem crescido a cada ano, sendo que atualmente o crescimento anual tem sido de aproximadamente 30%.

Esse mercado movimenta uma boa fatia da economia do país, isso porque envolve fornecedores de diversas áreas, passando pelo setor alimentício, de equipamentos eletrônicos, brinquedos, decoração para festas, entre outros.

De acordo com último balanço divulgado pela ABRAFESTA, Associação Brasileira de Eventos Sociais, o setor de festas e eventos movimentou em 2018 mais de R$ 17 bilhões, mesmo tendo sido um ano com um cenário econômico instável.

Isso significa que esse é um segmento que não depende de circunstâncias externas para ter bons resultados. E uma explicação para isso é que cada aniversário é único e as crianças crescem rápido demais para os pais poderem esperar um momento mais adequado para comemorarem seus aniversários.

🥳🥳 Diversas opções de serviços a serem oferecidos

Quem decide abrir uma casa de festas infantis não investirá apenas em um espaço físico que será oferecido para as pessoas festejarem. Uma das vantagens dos salões para festas de crianças, com relação a outros espaços de eventos, é que esses locais são repletos de atrações, brinquedos e demais elementos condizentes com o universo infantil, além do buffet, que é indispensável para a festa e a decoração.

Em um salão para eventos infantis, além dos espaços, o empreendedor poderá incluir no valor cobrado opções como:

🤹🏻‍♂️Brinquedos

Se tem algo que é indispensável para as festas infantis, são os brinquedos. Nas casas de festas eles são um dos elementos que mais chamam a atenção das crianças e dos pais e tornam a festa muito mais divertida e interessante.

Os brinquedos convencionais, como escorregador, piscina de bolinhas, pula-pula, brinquedos infláveis, jogos e atividades recreativas são sempre bem-vindos e fazem sucesso entre os pequenos.

Para as crianças um pouco maiores e ligadas à tecnologia, o que tem sido tendência e atraído sua atenção são as opções tecnológicas, como simulador de corrida, kinect, brinquedos de realidade virtual, air game, entre outros.

🤹🏻‍♂️Buffet

As casas de festas infantis quase sempre oferecem serviços de buffet, que fazem parte de um pacote completo. As comidas que são servidas costumam seguir um cardápio variado que combine com as crianças, mas também agrade os adultos.

Além dos salgadinhos, cachorro-quente, pipoca, hambúrgueres, bebidas não alcoólicas, docinhos, bolo e todas as comidas rápidas que essas festas costumam servir, alguns buffets inovam no cardápio e oferecem a opção de comidas saudáveis ou veganas.

🤹🏻‍♂️Decoração

A decoração de uma festa infantil é um dos principais elementos para tornar o evento um grande sucesso. O mais comum é que ela seja baseada em um tema que agrade o aniversariante.

Como tudo evolui nos aniversários de crianças em comparação ao passado, as decorações também foram ficando cada vez mais caprichadas e sofisticadas. Nesse caso, os balões coloridos hoje são apenas detalhes diante de ursos de pelúcia, bonecos, letreiros, luzes, miniaturas, arranjos florais e muito mais.

🤹🏻‍♂️Outros serviços

Além dos brinquedos, do buffet e da decoração, uma festa infantil pode oferecer muitas outras opções para garantir a diversão da garotada e sucesso do evento.

Alguns salões incluem em seu pacote a retrospectiva, lembrancinhas para os convidados, serviço de animação e recreação, monitores para acompanhar as crianças nos brinquedos, entre outros.

🥳🥳 Público a ser alcançado

Muita gente que não está totalmente por dentro da realidade das festas infantis acredita que somente os pais que têm uma ótima condição financeira realizam comemorações de aniversário dos filhos em salões com uma estrutura mais caprichada.

Mas o fato é que, mesmo aquelas famílias que não podem contar com muito dinheiro para realizarem as festas de suas crianças, se esforçam para dedicar aos pequenos uma comemoração que vai muito além do simples bolinho.

Isso acontece porque essas pessoas realmente valorizam esse tipo de evento e para conseguir realizá-lo, se dedicam juntando suas economias ou até mesmo pagando a festa aos poucos.

Por esse motivo, é importante que um salão de eventos ofereça a possibilidade de pagamento facilitado para que também as crianças que não têm pais com uma situação financeira totalmente favorável, possam ter a chance de ganhar a festa de aniversário dos sonhos.

Apesar do público bem diversificado, não podemos negar que famílias de classe média e classe média alta são os principais clientes desse tipo de serviço.

Quanto a idade das crianças, para uma abordagem infantil, a faixa etária atendida é de 1 a 10 anos, mas nada impede que o salão também realize festas para adolescentes, inclusive a festa de 15 anos. Basta uma adequação dos espaços e adaptação na decoração e em alguns outros serviços.

🎉Uma boa divulgação faz toda diferença

Principalmente para os empreendedores que estão começando a dar os primeiros passos no ramo de festas infantis, para valer a pena todo o investimento feito e garantir bons resultados com o negócio, é preciso investir em boas estratégias de divulgação.

Diante de uma concorrência tão grande, é muito difícil ser conhecido no mercado e conquistar um bom número de clientes se não houver um trabalho de marketing eficiente que consiga manter o negócio em evidência.

A internet é uma das melhores formas de realizar esse tipo de trabalho, já que através dela as mensagens de divulgação alcançam um número muito maior de pessoas do que qualquer outra ferramenta ou meio faria.

Através das redes sociais, blogs, sites e campanhas Adwords, é possível realizar uma ótima estratégia de marketing e tornar a casa de festas conhecida na região em que ela está localizada.

Outra iniciativa que pode ajudar muito a atrair clientes é criar uma fachada criativa, colorida e bastante chamativa para ganhar a atenção dos adultos e crianças que passam na frente do estabelecimento.

A velha propaganda em forma de folhetos ainda funciona bem, então, é sempre uma boa ideia distribuir esse tipo de material pelas residências da região e até mesmo em escolas.

Após a divulgação, a melhor maneira de conquistar as pessoas certas é conhecer os hábitos de consumo e os interesses do público que se deseja atingir, para que finalmente seja possível realizar um processo de fidelização.

Tendo garantido uma clientela fiel e ganhado visibilidade no mercado, é possível receber uma média de 20 festas por mês, já que as festas de criança não necessariamente precisam acontecer nos fins de semana. Muitas famílias até preferem realizar o evento em um dia como uma terça ou quarta-feira, porque dessa forma, podem pagar mais barato pela festa ou até mesmo por uma questão de gosto pessoal.

🎉Diferenciais para ter visibilidade e destaque no mercado

Como em grande parte dos segmentos do mercado brasileiro, trabalhar com salão de festas infantis exige muito empenho diante de uma concorrência bastante significativa.

Em todas as regiões do país, as casas de festas infantis estão presentes por toda parte e para se destacar em meio a esse mar de opções, é necessário muito empenho.

Por essa razão, um negócio como esse precisa ser apoiado em um diferencial que o torne único diante dos demais. E isso inclui elementos que podem resultar em preferência dos clientes e fidelização.

As pessoas costumam se sentir atraídas por elementos visuais e por isso, no momento da visita para conhecer o espaço, é ideal que ela se depare com um ambiente organizado, com uma boa estrutura e variedade de ambientes.

Depois da primeira impressão, existem outros elementos que fazem de uma casa de festas a primeira opção das pessoas quando pensam em realizar um evento.

Listamos alguns diferenciais que podem fazer uma casa de festas infantis se tornar referência na região, cidade ou até no estado em que atua:

🎉Preço justo com facilidade de pagamento;

🎉Estrutura diferenciada;

🎉Equipe treinada para oferecer o melhor serviço;

🎉Promoções e descontos;

🎉Localização estratégica;

🎉Variedade de opções de decorações, incluindo as temáticas;

🎉Brinquedos diversos e opções tecnológicas;

🎉Buffet diversificado,

🎉Atrações especiais (mágico, artistas de circo, personagens, bailarinos, etc.)

🎉Vestuário para higiene das crianças;

🎉Monitores com experiência no trato com as crianças.

Não podemos deixar de destacar que, entre todos os fatores importantes, garantir um bom atendimento é crucial para atrair e fidelizar clientes. Toda a equipe precisa estar preparada para oferecer seus serviços da forma mais eficiente e profissional possível.

A cordialidade e educação devem ser a base do atendimento e não só com relação aos adultos, mas principalmente às crianças. Todos os funcionários precisam ter habilidades com o público infantil, além de muita paciência e carinho.

🥳🥳 Estrutura adequada

Com um público cada vez mais exigente, ao investir em uma casa de festas infantis é preciso pensar em desenvolver uma estrutura completa que ofereça aos clientes muito conforto, comodidade e satisfação em seus eventos.

Uma boa estrutura, por sinal, é um dos diferenciais que irá garantir que o negócio se destaque e conquiste a preferência das pessoas.

Para um buffer infantil é importante ter a disposição ambientes como:

🎉Salão de festas;

🎉Cozinhas e copa;

🎉Banheiros masculinos e femininos;

🎉Fraldário;

🎉Área de jogos e brinquedos;

🎉Espaço infantil;

🎉Espaço ao ar livre;

🎉Recepção;

🎉Estacionamento.

Contar com mais de um ambiente disponível para permanência é importante porque em qualquer tipo de festa há pessoas de idades, gostos e hábitos diferentes. Enquanto alguns preferem estar no meio da música, das brincadeiras e da agitação, existem aqueles que querem ficar em um ambiente mais tranquilo, conversando e provando uma boa comida.

🥳🥳 Ponto comercial

O ponto comercial é mais um fator importante que irá interferir na captação e fidelização de clientes. Primeiro é preciso pensar que esse tipo de estabelecimento deve estar localizado em um bairro residencial com fácil acesso e boas condições de segurança.

Regiões que tenham um bom número de escolas, além de parques e praças públicas podem ser uma excelente opção para a implantação do negócio. Nestes locais, há sempre bastante circulação de famílias e crianças.

É necessário também priorizar uma região que seja habitada por pessoas de classe média em diante, já que a realização de festas de aniversário em casas especializadas é muito mais comum entre esses grupos de pessoas.

🎉Investimento inicial e capacitação profissional

Ao abrir um buffet infantil, o investimento inicial necessário normalmente fica entre 200 mil e 500 mil reais. Para alguns, esse valor pode parecer alto, mas se formos considerar tudo o que envolve a abertura de um estabelecimento como esse e o retorno obtido, esse gasto não é nada além do justificável.

Além disso, é fundamental levar em conta já nos primeiros passos, oferecer um serviço completo e de muita qualidade para atrair os clientes e ajudar no crescimento do negócio.

A maior parte do valor investido é destinado ao pagamento do aluguel do espaço, compra de equipamentos, aparelhos, brinquedos e elementos decorativos, além da regulamentação da abertura do estabelecimento e contratação de funcionários que atuarão como efetivos.

Realizando pelo menos 20 festas por mês, é possível recuperar o valor investido sem muita dificuldade em pouco tempo, mas para que isso aconteça, o empreendedor precisa trabalhar muito e contar com excelentes estratégias de negócio segmentadas.

É importante lembrar que o investimento não deve ser apenas no negócio em si, uma vez que o empreendedor precisa aprender bastante sobre a área e o mercado e por isso, acaba tendo alguns custos com formação.

Há muitos cursos de capacitação, além de palestras sobre esse assunto sendo realizados em diversos locais, e para estar capacitado para atuar na área, é importante buscar conhecimento a respeito do mercado, suas tendências e novidades.

Os treinamentos e cursos também são importantes para os funcionários efetivos que compõem a equipe do buffet. Eles precisam se aperfeiçoar constantemente e estar por dentro das principais técnicas de animação, decoração, alimentação e todos os assuntos pertinentes às festas infantis.

Como estarão trabalhando com crianças, é ideal também que os colaboradores tenham treinamento de primeiros socorros para poderem oferecer os primeiros atendimentos aos pequenos, caso eles se machuquem ou passem mal.

🎉Serviços essenciais e complementares

Mais uma vez destacamos que há uma variedade de serviços que podem ser oferecidos em uma casa de festas infantis. Quanto mais opções houver, mais os pais terão interesse em realizar a festa dos seus filhos ali, já que hoje em dia, tornar a festa mais divertida e satisfatória é uma das prioridades das famílias.

Entre os principais serviços que podem ser oferecidos em um buffet infantil temos:

🎉Convites;

🎉Quatro horas de aluguel;

🎉Buffet;

🎉Mesa decorada e bolo;

🎉Decoração;

🎉Lembrancinhas;

🎉Garçonetes e garçons;

🎉Copeira;

🎉Monitores de brinquedos;

🎉Recepcionista;

🎉Animação;

🎉Segurança;

🎉Gerente.

🥳🥳Como valorizar ainda mais o trabalho desenvolvido

Uma festa de aniversário infantil pode ser um evento simplesmente grandioso, a depender da vontade dos pais e da criança e é claro, das suas condições financeiras. Nesse sentido, em alguns eventos com uma estrutura maior e uma organização diferenciada pode-se cobrar 15 mil reais ou mais.

Para tanto, a dica é oferecer um serviço completo, primoroso e diferenciado. Incluir apresentações com personagens fantasiados, show de mágica, música ao vivo, entre outras ideias, é uma ótima forma de conquistar a fidelização dos clientes, valorizar o serviço oferecido e garantir um bom retorno financeiro.

Outra possibilidade para agradar a clientela é caprichar nos temas e na decoração e isso envolve muita criatividade e imaginação, afinal, as possibilidades atualmente são inúmeras e o que não faltam são opções para deixarem a festa muito mais divertida e visualmente interessante.

É importante também estar atento aos hábitos e preferências das crianças, que mudam com frequência. Saber quais são os personagens mais queridos do momento, brinquedos mais desejados e músicas mais ouvidas ajuda a planejar festas que qualquer criança irá querer ter.

As capacitação oferecidos pelo setor, servem como uma forma de atualizar os empreendedores sobre as tendências do mercado.

🎉Que tal uma propaganda indireta e muito eficaz?

Quem trabalha com festas tem uma oportunidade que poucos negócios podem ter que é divulgar os seus serviços de uma forma natural e espontânea. Isso porque cada evento recebe muitos convidados e esses estarão ali conferindo tudo o que está sendo oferecido e proporcionado.

É muito comum que em comemorações de aniversário infantil boa parte dos convidados seja composta por pais que também têm filhos pequenos. Dessa maneira, é possível considerar essas pessoas como clientes em potencial.

Oferecer um espaço apropriado e serviços de qualidade é uma forma de atrair o interesse dessas pessoas que de convidados podem se transformar em clientes fiéis, já que é muito mais seguro contratar um serviço que você já pôde conferir com os próprios olhos e concluir que é bom.

Por isso, é sempre bom, além de caprichar na festa, deixar disponível em locais estratégicos, cartões de visitas com o contato e informações básicas sobre os serviços disponíveis para contratação.

Como todo negócio é feito de oportunidade, vale dizer que nem só de festas de aniversário vive uma casa de festas infantis. Nesses locais é possível também receber outros tipos de comemoração.

Uma delas é a celebração pós batizado, já que muitas famílias dão tanta importância a esse ato religioso que decidem comemorar o momento com família e amigos em um outro local, uma vez que na igreja isso geralmente não é possível.

Esses eventos também podem contar com uma decoração, contanto que tenha a ver com o tipo de celebração, além de alimentação e outros serviços como apresentação de fotos do batismo, lembrancinhas para os convidados e brinquedos para as crianças.

Outros tipos de eventos que costumam ser realizados nas casas especializadas em festas infantis são o chá de bebê ou chá revelação. A ideia é aproveitar o ambiente com temática infantil para preparar e comemorar a chegada do bebê, por exemplo.

Assim como as comemorações de batizados, esses eventos geralmente contam com buffet, decoração e lembrancinhas.

Como essas festas geralmente não recebem muitos convidados como as de aniversários, o ideal em casos de salões muito grandes é disponibilizar menos ambientes para evitar gastos desnecessários com energia elétrica e limpeza, por exemplo.

Quando se decide abrir um negócio na área de festas e eventos, é essencial conhecer o público que será atendido e esse é um dos primeiros passos importantes a serem dados na abertura de um salão infantil.

Somente dessa forma será possível entender de que forma todo o trabalho deverá ser conduzido para atender as necessidades, preferências e exigências dos futuros clientes.

Outra dica importante é consultar todas as informações sobre a regulamentação do negócio junto aos órgãos públicos. Um contador pode ser útil para auxiliar nesse sentido e evitar problemas com a lei.

Os demais aspectos dizem respeito ao plano de negócio e sua organização. É preciso ter em mente os recursos disponíveis, definir a localização, o espaço comercial, o tipo de estrutura que será oferecida e os serviços que serão disponibilizados.

É muito importante ter em mente que pode ser necessário um tempo para ver a lucratividade se tornar realidade. Justamente por isso, o ideal é ter um bom caixa disponível para cobrir os gastos que naturalmente irão surgir até que o estabelecimento comece a dar dinheiro.

A última dica é não desanimar diante das primeiras dificuldades. Estamos falando de um negócio promissor, mas que faz parte de um mercado muito concorrido e principalmente no início, muitas situações difíceis deverão aparecer.

Contar com possíveis insucessos e imprevistos e se planejar caso eles venham a ocorrer, é uma forma de saber lidar com eles e não permitir que sejam um obstáculo grande demais que impeça de avançar.  

Como você viu, assim como qualquer negócio, abrir uma casa de festas infantis exige muito planejamento e boas estratégias. Antes de começar a dar os primeiros passos, é necessário fazer um estudo de mercado, planejar-se financeiramente e pesquisar muito sobre os requisitos necessários para abrir e manter um estabelecimento desse tipo.

Mesmo com tantas obrigações, tarefas e desafios, essa é uma área que possibilita muito sucesso e lucratividade ao empreendedor, desde que ele saiba conduzir bem o seu negócio e se moldar de acordo com as exigências do mercado e as tendências do setor.

São muitas as pessoas que começam com um estabelecimento pequeno e simples e com o passar dos anos acabam criando uma rede de salões próprios ou franquias. Mas para que isso seja possível, é preciso muito trabalho, planejamento, organização e ousadia, quatro elementos indispensáveis para qualquer empreendedor que almeja o sucesso.

 

Gostou do conteúdo? Esperamos que ele tenha te ajudado com dicas e informações importantes sobre o nicho de mercado de Casa de Festas Infantis. Não deixe de conferir outros conteúdos disponíveis nesse canal e nas nossas redes sociais.

Desejamos sucesso e até a próxima leitura!

Casa de festas
Como montar uma casa de festas infantis?
Neste e-book apresentamos informações para quem deseja montar uma CASA DE FESTAS INFANTIS.