Como é e como funciona uma loja de aluguel de roupas?

Vale a pena trabalhar com esse mercado?

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Publicado em 01/09/2021 | Atualizado em 01/09/2021

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Aluguel de roupas

Como é e como funciona uma loja de aluguel de roupas?

Para que possamos ir adiante, é necessário, primeiramente, entender como funciona esse tipo de estabelecimento. Afinal de contas, só assim conseguiremos ter uma visão mais ampla do mercado. 

Os eventos mais formais acontecem durante todo o ano e a vestimenta costuma ser muito importante nessas ocasiões. Por isso, muitas pessoas acabam tendo dificuldades de encontrar a roupa perfeita. 

Comprar uma roupa de festas não é a primeira opção de muita gente, afinal, a maioria utiliza a peça uma única vez. Nesse caso, o valor investido acaba não valendo a pena. Justamente por essa questão, o aluguel de roupas para festas tem sido a preferência de muitos consumidores.

Normalmente, o processo de locar uma veste funciona da seguinte maneira: a loja dispões os modelos e o cliente aluga por um determinado período. Algumas lojas pedem o pagamento total na retirada da roupa, já outras solicitam apenas um sinal, que costuma ser de 50%.

Outro ponto importante é que muitos estabelecimentos contam com costureiras que possam fazer pequenos ajustes nas peças. 

Existem lojas que trabalham com todo tipo de roupa para eventos, sejam vestidos de noivas, debutantes, madrinhas de casamentos, ternos, entre outros. 

O que é preciso para abrir uma loja de aluguel de roupas para festas?

Existem vários passos que precisam ser seguidos para a abertura de uma loja nesse segmento. Uma das primeiras é com relação à localização do estabelecimento. O melhor é escolher um local que tenha bastante movimento e, se possível, seja no centro comercial de sua cidade.

Não esqueça de verificar detalhes como: se o endereço é de fácil acesso, como é a vizinhança, entre outros. 

Dependendo do porte da sua loja, procure um espaço que conte com estacionamento. Isso vai facilitar a vida dos seus clientes e, consequentemente, fazer com que eles voltem. 

Outro aspecto além da localização são as questões legais. É preciso verificar toda documentação necessária para manter sua loja aberta. 

É importante contar com a ajuda de uma contabilidade para lidar com as questões legais e principalmente identificar o melhor enquadramento ou regime tributário para o seu modelo de negócio.

Quais os custos para abrir uma loja nesse segmento?

Um fato é que: quanto menores os seus gastos, mais chances de uma lucratividade. Por essa razão é essencial ter um bom planejamento para evitar despesas desnecessárias. 

Algumas questões precisam ser levadas em consideração na hora de abrir uma loja de aluguel de roupas para festas. Um negócio, em qualquer que seja o ramo, possui despesas fixas variáveis e por isso é de suma importância ter um capital de giro para lidar com possíveis imprevistos. 

Os principais gastos na abertura desse negócio são os seguintes: aluguel do local, água, internet, telefone, luz, IPTU, segurança, contratação de contabilidade, pagamento de salários e benefícios aos colaboradores, pagamento de fornecedores, investimento em marketing e propaganda, taxas, licenças, móveis para decoração e ambientação, insumos, material de escritório, entre outros.

A gestão financeira da loja precisa ser extremamente transparente, pois só assim será possível deixar as despesas mais enxutas. Uma boa dica é não misturar o dinheiro da loja com o seu dinheiro pessoal. Infelizmente, muitos empreendedores esquecem dessa ‘regra’ e acabam se atrapalhando. 

Uma alternativa é ter uma conta bancária exclusiva para a loja e, se possível, solicitar um cartão corporativo. A ideia é utilizá-lo para fazer as compras de matéria prima para a loja. Lembre-se que é preciso ter peças de roupas e manter um estoque atualizado. 

O importante é ter controle de tudo que precisa ser comprado e fazer pesquisa, principalmente no que diz respeito aos fornecedores. Busque indicações de bons preços e de peças com qualidade. 

Vale a pena trabalhar com esse mercado?

Esse é o mercado que costuma ser muito lucrativo, mas isso vai depender de como você vai gerir o negócio. Esse assunto será abordado mais para a frente. 

O importante é entender que um bom planejamento é essencial para que as coisas funcionem de maneira adequada. Conheça algumas vantagens em abrir uma loja de aluguel de roupas para festas: 

 

👗👗Mercado extenso:

 

Uma das principais vantagens é com relação ao vasto mercado que esse nicho possui. Uma loja nesse ramo não precisa ficar presa apenas ao aluguel de roupas para casamentos. É possível trabalhar com vestimenta para: formandos, debutantes, bailes, festas em geral, eventos corporativos, entre outros.

 

👗👗Produtos duráveis

 

Outro ponto muito positivo é que o seu produto é considerável durável e te renderá lucro mais de uma vez.

 

👗👗Boa lucratividade

 

Esse é um dos mercados que mais cresce no Brasil e que possui uma alta lucratividade. A última pesquisa feita pelo IBGE apontou mais de 1 milhão de casamentos por ano. Isso significa que o mercado de atuação é muito amplo. Além disso, como já citamos, existem também as formaturas, festas de debutantes e demais eventos que exijam trajes formais. 

Qual é o público de uma loja de aluguel de roupas para festas?

Todos aqueles que frequentam festas e eventos que exijam esse tipo de vestimenta podem ser considerados como público-alvo. Normalmente são casos de pessoas que precisam de uma roupa para comparecer a um local mais sofisticado.

O ideal é avaliar sua área de atuação e estudar qual público de sua região mais costuma procurar por esse serviço. Essa é uma forma de entender melhor quem é seu potencial cliente. Além disso, é essencial se atentar à concorrência do local. 

Para ter um relatório mais preciso do público a ser atingido, o empreendedor precisa recorrer ao IBGE e demais fontes de informação sobre negócios. 

 

✔️✔️O que levar em conta na hora de abrir uma loja de aluguel de roupas?

 

Muitas coisas precisam ser analisadas antes de iniciar o negócio. A primeira delas é o mercado no Brasil e, principalmente, na sua cidade. O ideal é que você avalie a sua concorrência. Procure informações por jornais e revistas especializadas. Além disso, busque no Google por lojas do ramo na sua região e assim você conseguirá identificar quais estão à frente nos mecanismos de busca.

Os custos também precisam ser colocados em pauta, pois esse tipo de negócio tem algumas despesas fixas. Contas como água, luz e telefone precisam estar no fluxo de caixa e devem ser informadas no plano de negócios. 

 

✔️✔️Loja de aluguel de roupas para festas dá dinheiro?

 

Essa é uma pergunta muito comum e que todo empreendedor faz antes de abrir um negócio. A verdade é que não é possível afirmar com clareza, pois tudo vai depender de quanto esforço será colocado no empreendimento.

O que podemos dizer é que, se bem executado, o negócio de trajes para festas pode ser extremamente lucrativo. Esse tipo de estabelecimento costuma ter uma boa vendagem e consegue atingir bons níveis na maioria das cidades, principalmente nas grandes metrópoles. Mas isso não significa que em municípios menores não haja bons resultados. 

 A realidade é que existe uma grande chance de obter ganhos satisfatórios ao abrir sua loja de aluguel de roupas para festas.

Mas o mais importante é que o empreendedor busque formas de se destacar no mercado e ter sua marca lembrada entre os consumidores em geral. Isso é possível através de uma boa estratégia de marketing e por conta do atendimento, que precisa ser bom para conquistar os clientes.

Esses pontos são essenciais para fazer com que sua loja se torne uma referência no ramo. Além disso é muito importante se manter sempre atualizado, pois se trata se uma área muito promissora e que pode render bons frutos. 

Dependendo do tamanho da cidade é possível conseguir um faturamento de cerca de R$ 30 mil. As peças podem ter uma margem de lucro entre 30% e 50%, de acordo com o tipo e a qualidade da roupa. 

Como atrair clientes para sua loja de aluguel de roupas para festas?

Existem diversas formas de atrair a clientela para sua loja de aluguel de trajes. As estratégias mais tradicionais continuam sendo muito utilizadas, mas nesse tópico vamos falar também sobre ferramentas de marketing digital que podem te ajudar a aumentar as vendas. 

O importante é entender que é possível conquistar resultados positivos de ambas as formas, mas principalmente se você souber como conciliá-las. 

Uma das primeiras coisas é entender que você precisa usar a internet a favor do seu empreendimento. Isso porque a procura por roupas para festas só tem crescido nas redes. Muitas pessoas buscam esse tipo de vestimenta online e esse é o primeiro contato antes de captar o cliente.

 

Pensando nisso, veja algumas dicas para atrair mais clientes para sua loja:

 

✔️✔️Analise os seus concorrentes

 

O primeiro passo é identificar o que seus clientes estão fazendo para divulgar o negócio e se isso tem dado certo. Não estamos dizendo que você precisa fazer igual, porém essa é uma ótima forma de estudar e entender o que o público-alvo deseja. 

O ideal é que você analise lojas que trabalham da mesma forma que você. Isso significa que: se você tem loja física, online ou trabalha em casa, analise comércios que atuem de forma equivalente ao seu negócio.

 

✔️✔️Instagram

 

O Instagram é uma das redes sociais que mais crescem no Brasil e é essencial ter um perfil nele se quiser chamar a atenção. Formandas, noivas, madrinhas e debutantes costumam procurar modelos nessa rede, que é conhecida por atrair as pessoas pela imagem. 

Mas não basta apenas criar o perfil e pronto, pois é imprescindível alimentar a página todos os dias ou, pelo menos, algumas vezes por semana. Quanto mais imagens atraentes inserir, mais seguidores vai atingir e mais engajamento.

Vale ressaltar que é possível criar postagens patrocinadas e assim conquistar ainda mais clientes. Os valores costumam ser bem acessíveis. 

 

✔️✔️Engajamento

 

Dê atenção aos seus seguidores e procure sempre responder aos comentários nas fotos postadas, seja no Facebook, Instagram ou demais mídias sociais. 

Mas não esqueça de sempre fazer isso de maneira respeitosa. Caso aconteça alguma crítica negativa, responda com educação e procure resolver o que possa ter incomodado esse cliente. 

 

✔️✔️Pinterest

 

O Pinterest é uma ótima ferramenta de inspiração para quem procura um traje para festa. A ideia é a criação de um perfil para a loja e alimentação com muito conteúdo relevante e imagens de boa qualidade.

Se você fizer isso com sua loja, já será considerado como um diferencial e isso pode atrair muitos clientes. 

 

✔️✔️Google Ads

 

O Google é o grande centro de pesquisa para qualquer coisa no mundo. Você já parou para contar quantas vezes você acessa esse mecanismo de busca? 

Por esse motivo, anunciar no Google se tornou uma das maneiras mais fáceis de falar com clientes que estão buscando o mesmo produto/ serviço que você oferece. 

O Google Ads é a propaganda paga feita pelo Google, mas para isso é essencial ter um website para redirecionar esses clientes. Mas não esqueça de ter um site responsivo e que possa ser acessado através de um celular. Muitas pessoas passam mais tempo com um smartphone do que em frente a um computador.

 

✔️✔️Influenciadoras

 

As ‘influencers’ são muito procuradas para fazer divulgação de produtos, principalmente de roupas e cosméticos. Essa é uma boa alternativa, pois essas pessoas costumam ter muitos seguidores e o público atingido pode ser muito grande. 

Você pode pagar para que uma influenciadora fale sobre seu produto, seja pelo Instagram, Youtube ou demais mídias sociais. Outra forma é através das parcerias, onde você oferece o produto em troca da divulgação. 

Por ser tratar de uma loja de trajes para festas, uma dica é: fique atento aos sites de celebridades e ao saber que haverá um casamento ou festa, entre em contato com alguma influenciadora que esteja presente no evento. Envie um catálogo e ofereça o vestido sem custos em troca da divulgação de seu negócio. 

 

✔️✔️Participe de feiras

 

Estamos falando muito sobre estratégias de marketing digital, mas não podemos esquecer das ferramentas offline. 

As feiras de noivas e debutantes são ótimas para garantir mais clientes e conhecer novidades do mercado. Mas saiba que esses eventos são uma extensão das técnicas digitais, pois através dessas feiras é possível montar uma lista de contatos e ampliar seu network.

 

✔️✔️Bom atendimento

 

O atendimento precisa ser impecável, desde os primeiros contatos até a finalização do aluguel do traje. 

Não adianta ter ótimos perfis nas mídias sociais se o atendimento presencial for ruim. Esse tipo de coisa pode afastar o cliente. 

Converse e entenda bem o que esse cliente espera do seu produto, mostre tudo que tem disponível e tenha paciência.

 

Quanto preciso investir para atrais clientes?❓❓

 

As estratégias digitais não costumam ser muito caras, se forem bem feitas, é claro. Não podemos dizer com certeza um valor específico a ser gasto em propaganda, mas uma quantia acessível já pode ser bem eficaz. 

Tanto o Facebook quanto o Instagram possuem um alcance muito grande e com R$50, por exemplo, é possível promover uma postagem e aumentar o número de seguidores.

Mas lembre-se que além da propaganda digital, você pode investir no marketing mais tradicional: panfletos, banners, faixas, etc.

Como já dissemos, o atendimento pode fazer com que seu cliente volte e ainda traga outros para sua loja. Afinal de contas, a propaganda boca a boca ainda é muito eficaz. 

Se combinar todas essas estratégias, uma loja de aluguel de roupas para festas pode fazer muito sucesso. 

Como fidelizar clientes na sua loja de aluguel de roupas para festas?

Existe uma máxima no varejo que diz que é mais fácil manter um cliente antigo do que conquistar um novo. Essa é uma frase muito verdadeira, pois além ser mais simples é também mais barato.

Não basta saber apenas como gerir sua loja de aluguel de roupas, mas também é necessário entender como fidelizar seus clientes. Uma boa equipe de vendas pode fazer toda diferença nas primeiras vendas, mas o pós também é essencial para manter um bom faturamento. 

No começo sua empresa não será tão conhecida e por isso o investimento em marketing pode ser um pouco maior. A fidelização de clientes é importante, justamente, para reduzir estes gastos. Quando seus clientes já te conhecem, passam a indicar seu estabelecimento e a propaganda boca a boca te ajuda a conquistar mais vendas. 

 

Veja dicas de como fidelizar seus clientes:

 

📍📍Saiba mais sobre seu cliente

 

A primeira coisa é definir qual é o perfil de cliente que você quer que retorne para sua loja de roupas. Lembre-se que esse será o indivíduo que retornará sempre que precisar de uma roupa para festa.

Mas entenda que não estamos falando de simplesmente definir o gênero e a idade desse cliente, mas sim de um perfil mais amplo. Na verdade, o nome ideal é persona. Em resumo, você precisa ter mais informações sobre as necessidades, o que deseja e quais meios de comunicação esses clientes utilizam. 

Vamos a um exemplo básico do que é um persona para uma loja de aluguel de roupas para festa:

✅Mulheres entre 20 e 50 anos, que vivem na Zona Sul do Rio de Janeiro, que tenham renda de R$ 3 mil a R$ 10 mil. 

✅Cliente que pagam suas compras com cartão de débito ou crédito.

✅Betina tem 51 anos, é casada e tem três filhos. Faz todo seu trajeto de carro e mora a pouco mais de 4km do seu estabelecimento. Uma filha está com casamento marcado e os outros dois estão próximos de se formar na universidade. 

✅Por conta da quantidade de eventos ela precisa alugar os trajes, pois comprar um vestido para cada festa pode sair muito caro.

✅Não aluga vestidos muito caros e nem muito baratos, fica sempre em uma média de preços entre R$800,00 e R$ 1.500,00 

Essa é a forma correta de definir a persona, o que difere muito de um público-alvo, que acaba sendo mais amplo.

 

📍📍Tenha o contato de seus clientes

 

Tenha um sistema que permita ter o cadastro de seus clientes. Essa é uma ótima forma de guardar informações que serão extremamente uteis em um segundo momento. Colete dados como: nome, telefone, endereço, CPF, data da última compra e, principalmente, o e-mail. 

Este último item é essencial para que você consiga manter uma comunicação com seu cliente e fazer com que a sua marca fique fresca na memória dele. 

Existem dois aspectos importantes nessa estratégia: o primeiro é que fica mais fácil identificar a persona em que esse cliente se encaixa. Já o segundo diz respeito ao e-mail marketing, que vamos falar no próximo tópico.

Opte por armazenar estes dados em uma planilha ou por um outro sistema informatizado.  E não deixe de ficar atento a Lei de Proteção de Dados – LGPD - https://youtu.be/n6yb3D9aFpM

 

📍📍E-mail marketing

 

Essa é uma ótima técnica para fazer com que seus clientes estejam sempre pensando na sua marca. 

Nessa troca de mensagens através do e-mail podem ser enviados conteúdos, promoções e novidades da sua loja. Você pode enviar também um cartão de aniversário ao seu cliente e já aproveitar para mostrar novas peças de roupas do seu estabelecimento. 

 

📍📍Encante seu cliente

 

Faça com que a visita do cliente em sua loja seja algo diferente do que ele está habituado. O ideal é que ele tenha uma boa e memorável experiência. Isso é necessário porque a concorrência está cada vez maior, o que deixa o mercado mais acirrado.

Sua loja precisa sair na frente e para isso é preciso ter algum diferencial. Por isso, procure prestar um atendimento mais personalizado. 

Nesse tipo de estabelecimento, os clientes acabam passando mais tempo, afinal de contas, precisam provar as roupas e fazer pequenos ajustes. Por isso, veja algumas ideias práticas: coloque um filtro de água, ofereça um cafezinho, coloque um sofá, entre outras.

 

📍📍Identidade visual

 

Uma identidade visual bem elaborada pode fazer verdadeiros milagres para o seu negócio. Infelizmente, uma boa parte dos empreendedores acha que essa é uma parte “descartável” na criação de uma empresa. Mas a verdade é que ela é essencial para que sua marca fica guardada na mente de seus clientes.

A ideia é que seu cliente reconheça sua marca de longe e isso sem que haja um conteúdo textual para indicar do que se trata. 

No caso de uma loja de aluguel de roupas para festas, isto é ainda mais verdadeiro. Afinal de contas, estamos falando de um ramo em que a imagem é tudo. 

Em resumo, se você mostrar ao seu cliente uma boa imagem visual, mais credibilidade terá na hora de oferecer uma vestimenta de gala. 

Invista em treinamentos para a equipe

Mantenha sua equipe de colaboradores sempre muito atualizada ao que é novidade no mercado de locação de roupas para festas. Os eventos de noivas e debutantes precisam ser visitados sempre que possível. Vá a feiras e workshops do setor e incentive seus funcionários.

Invista, também, em qualificação, pois isso faz com que seus colaboradores trabalhem com mais motivação.

 

✔️✔️Equipe especializada

 

O foco desse tipo de estabelecimento é conseguir a “venda”, mas para isso não basta ter apenas bons vendedores. Procure ter uma equipe que seja mais do que isso e de preferência, que faça mais do que apenas apresentar um vestido para sua cliente. Hoje em dia, a melhor forma de fidelizar clientes é através de uma venda consultiva.

O consultor de vendas vai analisar e entender o que o seu cliente necessidade e a partir daí tentará sanar essa questão. 

Como dissemos anteriormente, se você tiver as informações sobre sua clientela, mais fácil fica conquistar a venda e fazer com que esse cliente retorne em outras ocasiões. Além disso, é de suma importância que sua equipe conheça muito bem o produto que está oferecendo, pois isso passa a credibilidade ao cliente e faz com que ele tenha confiança em comprar na sua loja.

 

✔️✔️Atendimento

 

Assim como já falamos no tópico sobre atrair os clientes, podemos dizer que essa dica também serve na hora de fidelizá-los. Um bom atendimento pode fazer toda diferença na hora que seu cliente precisar do mesmo serviço novamente. Se for bem tratado, as chances de ele retornar na sua loja são bem maiores. 

 

✔️✔️Invista em treinamentos para a equipe

 

Mantenha sua equipe de colaboradores sempre muito atualizada ao que é novidade no mercado de locação de roupas para festas. Os eventos de noivas e debutantes precisam ser visitados sempre que possível. Vá a feiras e workshops do setor e incentive seus funcionários.

Invista, também, em qualificação, pois isso faz com que seus colaboradores trabalhem com mais motivação. 

✔️✔️Faça um pós venda

 

Já citamos o pós venda anteriormente e precisamos dizer o quanto ele é importante para manter o cliente interessado em seu produto. O empreendedor não pode pensar que sua tarefa acaba quando o cliente, finalmente, adquire seu produto. 

A verdade é que é preciso encantar seu cliente e para isso entrar em contato com ele e saber se tudo deu certo será uma boa estratégia. No caso da loja de aluguel de roupas faça o seguinte: depois da devolução da peça, entre em contato e questione se a roupa atendeu as expectativas, se tudo funcionou de maneira adequada e se há alguma sugestão para melhorar o serviço. 

Além de mostrar que se importa com a opinião do cliente, você consegue obter um feedback sobre o que pode melhorar no seu negócio.

 

✔️✔️Crie promoções para clientes ativos

 

Se você possui clientes que já alugaram roupas mais de uma vez em sua loja, aproveite a oportunidade e faca promoções. Uma ideia é apostar no programa de fidelidade, por exemplo: depois de cinco locações, o cliente ganha uma que pode ser usada dentro de um determinado prazo. 

Outra forma de agradar essa clientela é oferecendo desconto para aqueles que indicarem outros clientes. Além de fidelizar os que já tem, você consegue atingir mais pessoas.

 

✔️✔️Ofereça algo a mais

 

A maioria das lojas de aluguel de roupas para festas oferece apenas a vestimenta e, no máximo, os sapatos. Mas você já pensou em ofertar acessórios, por exemplo?

Você pode oferecer como um ‘brinde’ ao seu cliente, por exemplo: ao gastar mais de R$ 100, o locatário poderá escolher um acessório para usar junto com a roupa. Mas lembre-se que esses acessórios podem ficar disponível para locação também, pois isso vai deixar ainda mais claro que se trata de um bom benefício. 

 

✔️✔️Mantenha comunicação com seu cliente

 

Quanto mais canais de comunicação tiver com sua clientela melhor. Mantenha contato através do Whatsapp, Telegram, telefone, e-mail, Messenger, entre outros. Faca envio de promoções, novidades da loja, ofertas e descontos. O importante é se fazer presente no dia a dia do seu cliente.

 

✔️✔️Faça parcerias

 

Procure estabelecimentos que trabalhem com produtos que se encaixem com o seu e faça uma parceria. No caso de uma loja de roupas, caso você não alugue sapatos, que tal se unir a uma loja desse nicho?

O ponto alto dessa técnica é que a sapataria pode indicar sua loja para os clientes dela e vice-versa. Vocês podem oferecer um desconto para quem comprar nos dois locais. Outra possibilidade para uma loja de aluguel de roupas é a parceria com uma joalheria ou até mesmo com uma loja de bolsas e carteiras.

Para fazer com que um cliente volte é essencial que ele tenha uma boa experiência ao comprar na sua loja. Por isso é mais do preciso se atentar aos detalhes e cuidar de todos eles.

Mas se você conseguir seguir as dicas acima, as chances de você atrair e manter seus clientes cresce consideravelmente. 

 

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