Lucratividade. O que é e qual a sua importância para a empresa?

Diversos fatores internos e externos podem impactar diretamente a lucratividade de uma empresa

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Publicado em 11/05/2019 | Atualizado em 06/11/2019

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cédulas em papel de moeda brasileira

Para entender o que é lucratividade, precisamos primeiramente entender: O que é lucro? O lucro é considerado um valor positivo que se recebe por meio de uma negociação. Este lucro pode ser financeiro, um privilégio, uma vantagem ou qualquer outra forma que demonstre um ganho. Quando você tem uma empresa, o lucro é o faturamento menos as deduções de impostos, despesas, custos e tributos. De forma direta, o lucro é tudo que você faturou menos o que você gastou.

arvore de dinheiro
dinheiro voando

O preço cobrado por um produto ou serviço vendido pela empresa, não é totalmente destinado ao bolso do empresário, visto que há custos com mão de obra, fabricação, impostos, aluguel e outros insumos.

Quando pensamos em lucratividade devemos entendê-la como um indicador de eficiência operacional, a relação entre o lucro líquido e valor das vendas.

 

Você vai encontrar aqui

Qual o principal objetivo da lucratividade e como calcular?
Que fatores podem afetar negativamente a lucratividade de uma empresa?
Como posso aumentar a lucratividade da minha empresa?
Como saber se a empresa é rentável?
Lucratividade e rentabilidade: quais as diferenças?

Qual o principal objetivo da lucratividade e como calcular?

A lucratividade é um valor em percentual e nos demonstra se as vendas estão sendo suficientes para pagar todos os débitos da empresa e ainda assim, gerar lucro. Esse valor pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual dependendo da necessidade de monitoramento da empresa. 

Para chegar neste número é preciso utilizar esta fórmula no cálculo: 
 

(Lucro líquido / receita total) x 100.

Nos exemplos abaixo é possível entender melhor como utilizar esta fórmula.
 
Um microempreendedor individual (MEI) que vende salgados para uma pequena academia, tem como receita total mensal R$ 5.000,00 e após descontar o valor dos impostos, material, compras, deslocamento e outros insumos, resta o lucro líquido de R$ 2.000,00.

Lucratividade = (R$ 2.000,00/ R$ 5.000,00) x 100
Lucratividade = 0,4 x 100
Lucratividade = 40 %

Uma outra empreendedora que tem um e-commerce para venda de roupas de praia no atacado, tem uma receita anual de R$ 100.000,00 e lucro líquido de R$ 60.000,00. 

Lucratividade = (R$ 60.000,00/ R$ 100.000,00) x 100
L = 0,6 x 100
L = 60 %

 

Existe outra forma, um pouco mais complexa, para calcular a lucratividade da empresa. Desta vez, é necessário calcular a fórmula a partir da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), que nada mais é do que o resumo das operações financeiras da empresa durante um determinado período de tempo. 
 

Que fatores podem afetar negativamente
a lucratividade de uma empresa?

Diversos fatores internos e externos podem impactar diretamente a lucratividade de uma empresa. Quando existe uma gestão atenta a estas variáveis, a empresa minimiza o efeito negativo na lucratividade.
Veja alguns exemplos:

Arquivo de vídeo


•   Estoque com giro lento;
•   Queda nas vendas;
•   Aumento dos prazos de vendas;
•   Aumento das despesas financeiras;
•   Diminuição da margem de contribuição;
•   Gastos fixos aumentando constantemente;
•   Crescentes perdas com inadimplência;
•   Necessidade constante de trabalhar com descontos de cheques e duplicatas.

Como posso aumentar a lucratividade da minha empresa?

O empreendedor deve estar atento ao preço dos seus produtos/serviços evitando erros comuns que podem levar ao desequilíbrio da situação financeira da empresa.
Entre os principais equívocos a serem evitados, estão: 
 

foguete

Custo x Receita

Pode parecer óbvio mas, para ser lucrativa, uma empresa precisa ter uma receita maior que o custo. Se não existe um controle de gastos, o empreendedor precisará buscar recursos externos para suprir as necessidades financeiras da empresa e isso pode ser uma bola de neve cada vez mais difícil de parar. O controle e planejamento dos gastos é essencial para aumentar a lucratividade a curto e longo prazo.

Faturamento x Lucro

Como já foi explicado, o que a empresa fatura não é a mesma coisa que ela lucra.
Ter isso bem estabelecido evita que o empreendedor se perca no processo
e não consiga fechar as contas.

 

Conta Pessoal x Conta Jurídica

Um erro ainda considerado comum é misturar as finanças pessoais com as da empresa. Separar as contas ajuda na avaliação dos custos reais da empresa e torna possível um planejamento de gastos focando na lucratividade.

Esteja Online

A internet pode ser uma grande aliada da sua empresa. Hoje, as pessoas usam a presença online para buscar informações a respeito de um produto ou serviço, comparar preços e também efetuar uma compra. Avalie a presença digital da sua empresa e caso ela seja inexistente, planeje uma entrada online o mais rápido possível.

 

Clientes
 

Avaliar a possibilidade de aumentar a participação no mercado pode ser uma boa  alternativa para redefinir a lucratividade da empresa. A diversificação nos produtos ou serviços tende a aumentar a gama de clientes desde que o mercado já não esteja saturado.
 

Indicações

Elaborar uma estratégia para a recompra por parte dos clientes, criando alternativas para que ele procure seu produto ou serviço mais vezes e também indique para outras pessoas.

Reinvista no negócio

E quando você utiliza uma parte do lucro para reinvestir na própria empresa, ela dará indicativos de crescimento. Quanto maior a lucratividade maior o reinvestimento.

Planeje e monitore

Um bom planejamento é fundamental para evitar investimentos equivocados e decisões ruins e consequentemente, ter prejuízo. Com o planejamento pronto é preciso monitorar se ele está sendo executado pois a teoria e a prática precisam estar alinhadas.

Como saber se a empresa é rentável?

Diferente da lucratividade, a rentabilidade está ligada ao investimento inicial que foi feito na empresa e qual o percentual de retorno ela é capaz oferecer. Quando o investimento tem uma rentabilidade baixa, é desnecessário na empresa. Caso a rentabilidade seja alta, demonstra que o investimento foi capaz de gerar faturamento. Para chegar nesse entendimento, é preciso fazer um cálculo dividindo o lucro da empresa durante um período de tempo determinado pelo valor do investimento inicial (ou do valor atual do negócio). O resultado é em percentual e mostrará a rentabilidade da sua empresa no período correspondente.

Veja o exemplo abaixo:
Um empreendedor investiu inicialmente no negócio R$ 10.000,00 e vendeu 250 camisas, gerando um lucro de R$ 12.500,00. O cálculo deve ser:

grafismo cifrão

Rentabilidade = (12.500,00/ 10.000,00) x100
Rentabilidade = 1,25 x 100
Rentabilidade = 125%

 

Isso quer dizer que a cada R$ 1,00 investido o empreendedor obteve R$ 1,25 de retorno. Caso ela tivesse investido inicialmente R$ 15.000,00, o retorno seria de R$ 0,80 a cada R$ 1,00 investido, logo, a rentabilidade baixa com R$ 80%.


Outro exemplo é de uma empreendedora que deseja ampliar o atendimento de um Pet Shop inserindo novos serviços e para isso faz um investimento de R$ 30.000,00. No primeiro mês, após descontar todas as despesas e custos envolvidos, ela tem um lucro líquido de R$ 2.400,00.

Rentabilidade = (2.400,00/ 30.000,00) x100
Rentabilidade = 0,08 x 100
Rentabilidade = 8 %

É possível descobrir também em quanto tempo terá o retorno do investimento feito na empresa. Para isso é necessário somar o valor total do investimento efetivado (imóvel, equipamentos, móveis e afins), o capital de giro, os custos fixos e o estoque necessário para começar o negócio.
 
Um exemplo desse cálculo é um empreendedor que iniciou uma franquia com investimento total de R$ 350.000,00 e tem um lucro mensal de R$ 7.000,00.

Retorno do Investimento = R$ 350.000,00/ R$ 7.000,00
Retorno do Investimento = 50 meses

 

Lucratividade e rentabilidade: quais as diferenças?

Muitas pessoas entendem lucratividade e rentabilidade como sinônimos, embora ambas utilizem o lucro líquido no cálculo, elas avaliam diferentes indicadores. A lucratividade é a porcentagem de lucro ganho pela empresa enquanto a rentabilidade é a porcentagem do retorno do investimento.
 
Um negócio que seja rentável mas não é lucrativo, dificilmente conseguirá se sustentar. Desta mesma forma uma empresa pode ter uma lucratividade mais baixa, porém uma ótima rentabilidade. Se a empresa reduzir os gastos, conseguirá ser mais lucrativo, aliando-se a rentabilidade.

Um microempreendedor individual que vende coco verde tem uma receita total de R$ 1.200,00, um lucro líquido de R$ 800,00 e fez um investimento inicial de R$ 2.500,00.
 

Lucratividade = (R$ 800,00/ R$ 1.200,00) x 100
Lucratividade = R$ 0,66 x 100
Lucratividade = 66 %

Rentabilidade = (800,00/ 2.500,00) x100
Rentabilidade = 0,32 x 100
Rentabilidade = 32 %