Marketing de relacionamento: Como ele pode ajudar a minha empresa?

Ferramentas do marketing de relacionamento

Avaliação
4.0

Publicado em 16/04/2020 | Atualizado em 16/06/2023

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Holograma com imagens sobre CRM

O QUE É MARKETING DE RELACIONAMENTO?

Marketing de relacionamento nada mais é do que a maneira que o seu negócio se relacionará com seus clientes. Portanto, um bom relacionamento com o cliente depende de diversos fatores que vão desde um bom atendimento, a comercialização de produtos ou prestação de serviços de qualidade, e principalmente, um bom planejamento para obter os resultados. Para que isso ocorra no mundo atual dos negócios sua empresa poderá necessitar de uma pessoa encarregada do CRM.

O QUE FAZ A PESSOA ENCARREGADA DE CRM?

A sigla CRM significa Customer Relationship Management, ou Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente.

IMPORTANTE

Para negócios de crescimento rápido, ou que já tenham muitos clientes, ter um CRM é fundamental.

CONHEÇA MAIS ALGUNS BENEFÍCIOS QUE TERÁ AO IMPLANTAR O MARKETING DE RELACIONAMENTO EM SUA EMPRESA

✅   Aumento das vendas

✅   Custos Menores

✅   Publicidade gratuita

✅   Personalização no atendimento

A IMPORTÂNCIA DE IDENTIFICAR E MELHORAR A COMUNICAÇÃO COM SEUS CLIENTES

Antes de pensar em criar estratégias para aproximar os clientes, é preciso conhecê-los. Para o marketing de relacionamento ser eficiente, a empresa deve traçar o perfil das pessoas que possam se interessar por seus produtos ou serviços. Essas informações são idade, sexo, localização geográfica e até mesmo possíveis hobbies; quem é o influenciador, decisor e comprador.

Para traçar esse perfil o empreendedor pode optar por fazer:

✅   Pesquisa de mercado

✅   Pesquisa com os clientes

✅   Identificação das necessidades

? DICAS DE OURO ?

Quando estas informações estão bem definidas é possível criar estratégias que possam gerar mais resultados e escolher o meio ideal de comunicação com os clientes.  A empresa que opta por uma central de atendimento consegue resolver mais rapidamente as demanda. Para empresas que possuem um espaço físico, uma caixa de sugestões e reclamações também ajudará na comunicação com seu cliente. Unir a identificação do cliente com o meio de comunicação ideal para ele é um dos fatores determinantes para o bom funcionamento do marketing de relacionamento.

A IMPORTÂNCIA DA FIDELIZAÇÃO DOS SEUS CLIENTES

Fidelizar os clientes é tão ou mais importante do que conquistar novos. Se não fossem por eles, os novos negócios conseguiriam apenas fazer a manutenção da empresa, sem possibilidades de aumentar lucros ou fazer uma expansão. Quando o cliente ficar satisfeito, comprará de novo. Não haverá mais necessidade de convencimento pois ele já conhece o produto e tem confiança na empresa.

Um cliente fiel recomenda um produto ou serviço sem esperar receber algo em troca, a indicação que é feita de forma espontânea, pode ser vista como um jeito de ajudar alguém do seu círculo social a encontrar um produto ou serviço que ele já adquiriu e teve uma boa experiência. Este tipo de indicação tem um valor imensurável para uma empresa.

QUAIS AS PRINCIPAIS FERRAMENTAS DO MARKETING DE RELACIONAMENTO?

Desde a década de 90, com a expansão da internet, os consumidores passaram a buscar cada vez mais informações a respeito de um produto antes de decidir pela compra. Este fenômeno foi crescendo, os consumidores foram ficando mais exigentes e as empresas, por sua vez, foram percebendo a importância de investir em ferramentas de marketing de relacionamento para atender esse novo público.

Além do CRM outras ferramentas  podem ser utilizadas para apoiar nas estratégias do Marketing de Relacionamento são elas:

E-mail MarketingO objetivo do e-mail marketing é manter o relacionamento com o cliente e atrair novos. Este tipo de correspondência deve ter valor para quem lê, estimulando o cliente a entender o valor dos seus produtos e os ganhos na sua aquisição.

Data mining O termo pode ser traduzido como garimpagem de dados. A ferramenta de data mining permite localizar e extrair informações importantes para a estratégia da empresa em meio a uma enorme massa de dados.

OmnichannelOmnichannel é uma tendência do varejo que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa. Trata-se da possibilidade de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o offline. O omnichannel integra lojas físicas, virtuais e compradores.

Redes sociais -As redes sociais já direcionam as estratégias de muitas empresas no mundo. Porém, como toda ferramenta deve ser utilizada de forma correta. Um bom uso das redes sociais possibilitará  aumento na visibilidade da empresa, maior interação, possibilidade de divulgação da marca, ampliação das vendas, maior engajamento, aumento do número de clientes, além de outros ganhos.

 

Identificar quais ferramentas podem ser adotadas para uso na estratégia de relacionamento com o cliente da sua empresa, será importante para o alcance de bons resultados. Para isso é importante analisar a sua capacidade de produção de conteúdos, capacitação da equipe para a correta interação com os clientes ou, a possibilidade de contar com o serviço de outras empresas especializadas para te apoiar na gestão das ferramentas escolhidas.

Conte com o Sebrae para te ajudar nesta importante jornada! ??

 

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