Os benefícios do brainstorming para a sua empresa

O que é brainstorming?

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Publicado em 05/07/2021 | Atualizado em 05/07/2021

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Os benefícios do brainstorming

Se você deseja explorar toda a capacidade de criação, resolução de problemas e visão estratégica de uma equipe, o brainstorming é uma das formas mais eficientes de fazer isso acontecer.

 

Essa ferramenta tanto trabalha aspectos individuais de um profissional quanto contribui para o desenvolvimento de uma empresa em um aspecto geral, melhorando os seus principais processos e contribuindo para o alcance de novos horizontes.

 

Não é à toa que a maioria das instituições já adotou essa estratégia para resolver uma série de questões dentro dos processos da organização ou alcançar uma mudança extremamente positiva.

 

Traduzida do inglês para o português, a palavra brainstorming significa “tempestade de ideias” e é justamente esse o conceito que a expressão traz: uma chuva de ideias e pensamentos que, por vezes, até parece que não vão dar em nada, mas que pode mudar os rumos de uma situação.

 

Para falar mais sobre essa técnica, tão importante dentro de uma corporação, ou até mesmo em outros tipos de segmentos que atuem com equipes, vamos apresentar neste artigo todos os detalhes a respeito do conceito de brainstorming.

 

Se você está empenhado em instituir uma nova organização, fique atento a cada informação, porque isso fará uma grande diferença nos rumos do seu negócio.

O que é brainstorming?

É comum muita gente achar que a ideia de brainstorming surgiu recentemente, afinal, não faz muito tempo que a técnica se popularizou no mundo dos negócios. Mas o fato é que essa estratégia foi criada em 1948 por um publicitário americano chamado Alex Osborn.

 

Trata-se de uma técnica criativa baseada naquela velha premissa de que duas cabeças pensam melhor do que uma. Mas a verdade é que a eficiência do brainstorming é tão grande que ele pode ser desenvolvido até individualmente.

 

A estratégia é utilizada para que as pessoas possam propor ideias e cheguem à solução de um problema específico colocando em discussão tudo o que vier à mente e for tido como conveniente.

Numa reunião dirigida, os participantes têm liberdade para expor sugestões, além de discutir as ideias dos colegas que também estão participando da interação.

 

O principal objetivo do brainstorming é explorar a capacidade individual, intelectual e criativa das pessoas, dentro de uma tempestade de perspectivas que levam a um resultado positivo e significante.

Aplicação da técnica

A aplicação da estratégia não segue um padrão único, uma vez que ela pode ser utilizada para diversos fins e conseguir resultados igualmente satisfatórios.

Dentro das empresas, dos mais diversos segmentos, a técnica tem sido utilizada para:

 

✔️Criação de novos produtos, conceitos ou tendências;

✔️Resolução de problemas;

✔️Mudanças de direcionamento;

✔️Criação ou otimização de ideias;

✔️Melhora no desempenho de determinados setores;

✔️Soluções estratégicas, entre outras aplicações.

 

Se formos fazer uma análise mais abrangente, vamos constatar que o brainstorming pode servir para trazer qualquer solução para uma empresa aberta a ouvir os que seus colaboradores têm como sugestão, dentro é claro, dos limites de hierarquia.

Como o brainstorming é realizado?

Primeiramente, é preciso destacar que o brainstorming não é feito de forma aleatória, sem um propósito específico. Sendo assim, antes de qualquer coisa, é preciso identificar o problema que deve ser resolvido ou a iniciativa que precisa ser tomada. A partir disso, algumas etapas serão adotadas para que a técnica seja conduzida da forma adequada e alcance os melhores resultados.

Etapas do brainstorming

 

1️⃣ Preparação

 

Antes do brainstorming de fato começar a acontecer, é fundamental preparar a equipe, apresentando o problema e orientando a respeito das diretrizes que deverão ser consideradas.

O ideal é ter um conteúdo impresso ou digital com todos dos detalhes do panorama para distribuir para a equipe, de preferência que possa ser consultado por eles durante a reunião, se necessário.

 

Quanto mais bem informados os colaboradores estiverem e cientes da situação, mais habilitados eles estarão para sugerirem as soluções, ao invés de estarem sujeitos a apresentar ideias completamente aleatórias que nada servirão para a empresa.

 

É muito importante deixar claro que o brainstorming não é um processo que deve ter relação com decisões que cabem somente aos gestores da empresa.

 

2️⃣ Adequação do ambiente e organização

 

O formato da reunião precisa ser adequado para deixar as pessoas à vontade e livres para se manifestar.

 

De preferência, organize o ambiente de forma que todos os participantes possam ter contato visual uns com os outros, como em um círculo, por exemplo, e após todos estarem acomodados, dê um tempo suficiente para que eles possam organizar suas ideias.

 

Dê voz e atenção necessárias a todas as pessoas que quiserem falar e não interrompa, a menos que seja extremamente necessário. Permita ainda que todos os participantes tenham seu momento de se expressar.

 

Para deixar as coisas de forma mais organizada e não estender muito o horário, estipule um tempo igual para todos colocarem sua contribuição, entre 5 e 10 minutos, por exemplo. Mas, se alguém quiser abrir mãos de alguns dos seus minutos ou tiver que passar um pouquinho do limite estipulado, isso não deve ser um problema.

 

3️⃣ Exposição das ideias

 

Esse é o momento em que de fato as ideias serão colocadas em pauta e, para que elas não se percam, anote todas as sugestões em um local onde toda equipe possa ter visão. Registre todas as contribuições para que ninguém se sinta desvalorizado ou rejeitado e conte sempre com pessoas para auxiliá-lo nessa tarefa.

 

Sobre a sequência das participações, é ideal estabelecer um esquema onde cada uma tenha a sua vez de falar, sem que uns tenham mais destaque do que outros. 

 

Você pode seguir a sequência da posição de cada um ou distribuir números que determinem uma ordem de participação. O importante mesmo é que ninguém deixe de falar ou algum participante acabe se sobressaindo demais sobre os outros.

 

Se alguém quiser a oportunidade de se expressar mais de uma vez, isso pode ser feito, desde que de uma forma organizada e pré-definida. Sobre discutir as ideias uns dos outros, isso também precisa ser feito de maneira ordenada, a fim de não causar tumulto e perder o rumo da reunião.

 

4️⃣ Seleção de ideias

 

Caso a seleção de soluções seja feita logo após todas as colocações, descarte as ideias que tenham o mesmo sentido para que fique mais fácil decidir. As ideias que tiverem que ser descartadas podem ser apresentadas, no entanto, isso deve ser feito de uma forma gentil e respeitosa, sempre dando espaço para o autor da sugestão, caso ele queira se manifestar.

 

As ideias escolhidas também precisam ser apresentadas e justificadas. O número de sugestões aceitas não é o que importa, mas sim o fato de elas realmente terem o potencial para trazer a solução mais adequada para a empresa.

 

Muitos gestores preferem apresentar a seleção de ideias em um outro momento para terem tempo de realizar a análise com mais calma. Nesse caso, você que deve decidir o que é melhor. Se achar que tem condições de concluir as análises naquele momento, ótimo, mas se optar por ter um tempo maior para isso, não há problemas em encerrar o processo posteriormente.

 

5️⃣ Definição

 

Esse é o momento final do brainstorming e não precisa ser feito com todas as pessoas ainda presentes no encontro. Basta um número suficiente de pessoas, que geralmente são parte da gestão da empresa e serão responsáveis por aprofundar e amadurecer a ideia nos aspectos mais técnicos.

 

Cabe também aos gestores definirem de que forma as ideias serão aplicadas e quando isso ocorrerá.

Composição do grupo de brainstorming

Um brainstorming, no limite de sua organização, deve contar com três elementos presentes: o líder, os membros e pelo menos um auxiliar.

 

Cada um tem sua função definida, sendo que o líder do grupo deve preferencialmente estar familiarizado com a técnica e totalmente por dentro do assunto em pauta.

 

É importante também que a pessoa que irá ocupar esse posto faça parte do primeiro escalão de funcionários da empresa e tenha calma e equilíbrio para conduzir possíveis confrontos que eventualmente podem surgir. Um dos papéis do líder é manter a ordem e a descontração da reunião.

 

Para caso de grupos que necessitem de um apoio para a redação das sugestões, o auxiliar poderá exercer este papel. Ele precisa ter facilidade na escrita para que consiga fazer todas as anotações de forma rápida, sem deixar passar nenhuma informação importante. Não há necessidade de anotar as ideias exatamente da forma como elas foram expostas e se necessário, o secretário pode fazer um resumo das sugestõesCaso haja muitos participantes na reunião, para melhorar o processo de registro das ideias, a presença de mais de um auxiliar pode ser importante.

 

Outra forma de condução é pedir que cada membro faça a anotação de sua sugestão e coloque em um painel visível para que todos os participantes possam ler. Após a disposição das sugestões no painel o líder do processo poderá ler, junto com a equipe, e avaliar quais serão mantidas para a etapa seguinte.

 

Quanto aos membros, esses são todos os demais presentes no brainstorming que tem a função de contribuir com suas ideias e sugestões. Além de serem participativos, os membros devem respeitar o momento de cada colega se manifestar e as ideias dos demais, além de serem compreensivos quando suas próprias ideias forem descartadas.

 

Regras básicas

 

Como todas as ações dentro de uma organização, o brainstorming, apesar de parecer algo absolutamente informal, precisa seguir regras importantes para que não acabe se tornado uma tentativa frustrada de resolver um problema ou até mesmo não origine outro problema. Vamos a elas!

 

Regra n°1: Não julgue ou permita que os demais participantes julguem nenhuma ideia de uma forma ofensiva. Isso pode desestimular as pessoas a participarem dos próximos encontros ou até constranger alguém.

 

Regra n°2: Evite as críticas, lembrando que a discussão em cima das ideias é uma análise do que foi proposto, para que seja possível identificar a viabilidade da ideia e se ela é ou não uma medida apropriada. Isso não significa que as contribuições devam ser submetidas a condenações ou críticas destrutivas.

 

Regra n°3: Abra espaço para uma grande quantidade de sugestões, não restrinja as participações de cada membro e incentive todas as pessoas a participarem o máximo que puderem. Quanto mais contribuições, maiores são as chances das boas ideias surgirem.

 

Regra nº4: Não detenha a reconstrução de ideias, uma vez que muitas vezes a discussão de uma sugestão pode levar a uma nova ideia que seja significativa para a resolução do problema.

 

O mais importante com todas essas regras é que sua equipe se sinta encorajada a se expressar e expor suas ideias. Fazer com que cada um se sinta livre para se colocar, ajuda a criatividade para que ela seja aflorada e permite que os colaboradores se sintam cada vez mais confortáveis em participar de momentos assim.

Outras formas de brainstorming

Apesar da forma básica que apresentamos acima para a condução do brainstorming, a técnica possui algumas variações que podem ser adotadas, dependendo do objetivo da estratégia e da forma como se deseja que as ideias sejam coletadas.

 

Veja algumas subdivisões que você pode ter como alternativa:??

 

Brainstorming individual

 

Apesar de ser muito mais rico contar com construções coletivas, existem momentos e circunstâncias em que realizar um brainstorming de forma individual também pode ser muito produtivo e mais viável.

 

Essa modalidade serve para solucionar problemas de rotina ou questões profissionais que dizem respeito a apenas um profissional. Por mais que inúmeras ideias permeiem nossa mente, quando paramos para colocá-la no papel e organizá-las, tudo flui de uma forma mais acertada e conseguimos chegar a soluções de uma maneira mais rápida e eficiente.

 

O brainstorming individual serve ainda para proporcionar uma forma mais livre de colocação de ideias, uma vez que o profissional consegue gerar mais pensamentos por não precisar colocar a sua atenção no outro e poder focar mais em sua própria mente.

 

Brainstorming livre

 

Esse pode ser considerado o modo de brainstorming que mais se aproxima do conceito de processo criativo porque permite que, em grupo ou individualmente, o profissional deixe sua imaginação trabalhar e contribua conforme as ideias forem surgindo.

 

Essa variação é realizada sem muitas regras ou limitações e por esse motivo, muitas vezes não é adotado no meio corporativo, já que demanda mais tempo e pode comprometer a organização e o foco da reunião.

 

Independentemente do formato do brainstorming, é fundamental se atentar para o fato de que a técnica tem sempre e mesma essência, que é possibilitar que a criatividade seja colocada em prática e boas ideias surjam em favor de uma solução.

Principais benefícios do brainstorming

O brainstorming não é apenas uma tendência que as empresas resolveram adotar simplesmente porque está todo mundo fazendo. A estratégia ganhou o espaço que tem hoje porque possibilita diversos benefícios para todo o funcionamento da organização.

 

Ademais, algumas das principais vantagens de se utilizar da técnica dentro da empresa, obviamente, está relacionada ao fato de que as ideias sugeridas nesse tipo de reunião podem oferecer avanços bastante significativos à instituição.

 

Muitos produtos e tendências lançados, por exemplo, surgem desse tipo de estratégia e saem da mente de pessoas que em nenhuma outra circunstância teriam a oportunidade de contribuir dessa forma.

 

Mas as vantagens do brainstorming não param por aí. Entre outros benefícios que a estratégia possibilita temos:

 

✔️ Aumenta a produtividade das equipes;

✔️Possibilita maior interação entre os colaboradores;

✔️Valoriza todos os insights possíveis;

✔️Incentiva o trabalho em equipe;

✔️Melhora o clima organizacional;

✔️Estimula os colaboradores a participarem de forma mais ativa dos processos da empresa;

✔️Faz os funcionários se sentirem mais valorizados;

✔️Estimula a criatividade;

✔️Valoriza a criatividade e habilidades individuais.

 

Como ficou bem claro, um dos grandes destaques no que diz respeito às vantagens do brainstorming tem a ver com a valorização do profissional e a possibilidade de fazê-lo se sentir parte importante da empresa.

 

Em qualquer setor, essa condição é essencial porque serve como incentivo ao trabalhador e faz com que ele se sinta mais satisfeito profissionalmente. Além disso, as chances de encontrar talentos escondidos são muito grandes, já que algumas pessoas precisam apenas de um empurrãozinho para fazerem suas capacidades e habilidades virem à tona.

Dicas para um bom brainstorming

 

Obviamente, se você está em uma nova organização e não tem o brainstorming como uma ação costumeira na sua empresa, aos poucos poderá ir aperfeiçoando sua estratégia e melhorando cada vez mais os resultados.

 

Existem algumas dicas que servem como base para a realização de qualquer brainstorming de sucesso. Acompanhe quais são elas!

1️⃣ Não se apegar a critérios de qualidade

 

Ficar muito preso aos aspectos de qualidade é um dos grandes erros de gestores e colaboradores quando a ideia é realizar um brainstorming. Ora, se estamos falando de uma tempestade de ideias, nada mais apropriado do que muitas contribuições sendo colocadas à mesa.

 

No entanto, caso haja muito apego aos aspectos de qualidade, naturalmente o número possível de sugestões será menor e é nesse ponto que se pode deixar passar grandes oportunidades de alcançar excelentes ideias. É preciso considerar que não há nada a perder e tudo aquilo que vier a mente deve ser exposto porque é justamente essa a concepção da estratégia.

 

Deixe sempre bem claro, às pessoas que vão participar do brainstorming, que é importante que elas exponham todas as suas ideias, mesmo que pareçam inviáveis ou absurdas, mas contanto que tenham relação com a situação apresentada.

2️⃣ Estabeleça um número limite de participantes

 

Para evitar perder o foco da reunião e evitar conflitos e tumultos, limite o número de participantes no brainstorming.

Essa definição irá depender da quantidade de funcionários da empresa ou do setor e da situação a ser solucionada, mas o ideal é que não passe de doze pessoas para manter uma boa organização.

Caso seja necessário contar com a colaboração de mais pessoas, realize duas etapas de brainstorming e reúna as melhores ideias de cada uma delas para depois apresentá-las para ambos os grupos.

Quanto ao número mínimo de participantes, uma sugestão é pelo menos seis pessoas, a fim de que a quantidade de ideias apresentadas seja suficiente para fazer valer a pena a movimentação.

3️⃣ Selecione pessoas com perfis distintos

 

Se você reunir pessoas com perfis parecidos, é provável que as ideias sejam muito semelhantes e o conceito de brainstorming não será aplicado.

Tente fazer uma reunião composta por pessoas de características, ideias e posicionamentos diferentes, além de perfis criativos também distintos.

Misture sexo, faixa etária, tempo de casa, cargos e outras características possíveis, assim os pontos de vista serão diferentes e a diversidade de opiniões e contribuições serão ainda maiores.

4️⃣ Não se sinta pressionado a aceitar uma ideia

 

Pode ocorrer de nenhuma sugestão de um brainstorming apresentar potencial para trazer soluções à organização, mas isso não pode significar o fim do mundo.

Caso nenhuma ideia tenha sido aproveitada, seja franco com sua equipe e exponha toda a situação, deixando bem claro porque não foi possível assumir nenhuma das contribuições e sugerindo que das próximas vezes a ação possa ser mais produtiva.

Exemplos de situação em que o brainstorming pode ser aplicado

Como já mencionamos, essa técnica poder ser aplicada diante de diversas necessidades diferentes. No entanto, para facilitar ainda mais a sua compreensão e ajudar você na condução do brainstorming dentro da sua empresa, preparamos alguns exemplos dos momentos em que a estratégia serve perfeitamente.

 

?Planejamentos estratégicos em curto, médio e longo prazo;

?Estudos sobre como melhorar a produtividade da empresa ou de determinados setores;

?Circunstâncias em que haja queda nas vendas;

?Lançamento de um novo produto ou serviço no mercado;

?Criação de um novo produto, serviço ou solução;

?Elaboração de estratégias de marketing que a empresa deve adotar;

?Adoção de medidas para melhorar a comunicação interna;

?Adoção de medidas para a redução de erros;

?Necessidade de melhora no atendimento ao cliente;

?Necessidade de estratégias para ampliar a integração entre os setores.

Com esse artigo você pôde conhecer um pouco mais sobre o brainstorming e todo o seu funcionamento e entender o papel dessa ferramenta dentro de um ambiente corporativo, suas contribuições e de que forma ela pode ser aplicada.

 

Entre todas as questões importantes, é fundamental se lembrar que o brainstorming precisa ter um propósito específico para acontecer e fechar com ideias que, se forem válidas, sejam efetivamente aplicadas, caso contrário, não terá compensado todo o engajamento dos participantes e fará com que a próximas reuniões não tenham credibilidade.

 

Não se esqueça também que um brainstorming bem conduzido é aquele que permite que os colaboradores exponham tudo que estiver em suas mentes e é justamente isso que irá desenvolvê-los como profissionais e permitir que eles alcancem novos patamares dentro da organização.

 

O envolvimento e o ganho de toda a equipe nesse processo valem muito mais do que grandes ideias que, de uma forma ou de outra iriam acabar surgindo.

 

Agora que você já sabe como funciona o brainstorming na teoria, seja encorajado a colocar tudo o que aprendeu em prática e faça os ajustes necessários conforme o perfil e as necessidades da sua empresa.

 

Caso você esteja começando o seu negócio, essa é uma excelente forma de transformar boas ideias em crescimento e desenvolvimento para a sua empresa e ao mesmo tempo, reconhecer talentos que vão trazer grandes contribuições para os rumos da sua instituição e favorecer o desenvolvimento desses profissionais.

 

Conheça também o Design Thinking, um método simples para resolver problemas complexos, acesse https://youtu.be/vma4LjrQXkA

 

Esperamos que este conteúdo te ajude a entender um pouco mais sobre como, quando e por que o brainstorming é uma importante ferramenta que deve pode ser utilizada para ajudar na gestão e inovação da sua empresa. Aproveita para conferir outros conteúdos sobre este e outros temas disponíveis no nosso site e redes sociais. Desejamos sucesso na sua jornada empreendedora!