Para gerir uma empresa é preciso acompanhar constantemente os resultados

Uma boa gestão vai abraçar todas as características, avaliações, metas e objetivos da empresa

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Publicado em 19/05/2022 | Atualizado em 19/05/2022

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Pessoas em reunião no escritório

Gestão não é um conceito engessado que só funciona nos termos genéricos que o explicam:

Cada empresa tem suas particularidades e, por isso, demanda gerenciamento personalizado. Uma boa gestão vai abraçar todas as características, avaliações, metas e objetivos da empresa para que colaboradores, fornecedores, investidores, diretores e clientes sintam, de maneira direta, os benefícios de sua aplicação. Portanto, para acompanhar os resultados da empresa de forma organizada, saudável e sustentável, é preciso que você e sua equipe consigam coordenar demandas internas, como políticas, ações e estratégias, proporcionando cenários reais de alcance das metas financeiras e harmonia empresarial.

reuniao escritorio

É importante que, para isso, ninguém fique de fora: a boa gestão não é feita apenas dos gerentes para cima, mas engloba todos os funcionários, em todos os setores, aprendendo os processos de qualidade e acompanhando resultados de maneira ativa.  

A boa gestão de uma empresa é o que define o crescimento e a relevância do negócio frente à sociedade.

Então, não descuide dela. A atenção que você e sua equipe dão ao mercado, aos concorrentes e aos clientes não pode ser maior do que a que dão ao próprio negócio.

Se você quer abrir sua própria empresa, precisa ter em mente que esse tipo de decisão demanda cuidados específicos, do ponto de vista gerencial, para que o sucesso, ou sobrevida do empreendimento no mercado, esteja garantido. Afinal, justamente por ser uma organização de pessoas, é preciso pautar suas atividades em uma boa gestão.

Você vai encontrar aqui

Gestão por resultados: como aumentar o sucesso de minha empresa?

Por que devo avaliar os resultados da minha empresa?

Como melhorar a gestão da minha empresa?

Como controlar os processos da minha empresa?

Quais indicadores devo acompanhar para fazer a melhor gestão da minha empresa?

Como acompanhar os resultados da minha empresa?

Como corrigir e melhorar os resultados de minha empresa?

Gestão por resultados: como aumentar o sucesso de minha empresa?

Uma das muitas metodologias de gestão empresarial é aquela orientada por resultados, que tem como princípios básicos a revisão dos objetivos do negócio, a definição dos objetivos da equipe e a monitoração constante dos processos estipulados.

Nesse caso, a avaliação de resultados é imprescindível, tanto para apontar as diretrizes da gestão quanto para estabelecer sistemas de recompensa para o alcance de metas, que é uma das variáveis desse tipo de gerenciamento.
 
Nessa metodologia é possível enxugar custos e otimizar projetos, além de aumentar a produtividade de equipes, com base em dados reais, e não em emulações. Portanto, para que dê certo, é preciso que os responsáveis pela gestão por resultados tenham compromisso com a veracidade e análise constante dessas informações; caso contrário, estabelecer prazos e novas metas se torna fantasioso e, muitas vezes, inalcançável.

É de suma importância que as equipes que trabalham pela empresa estejam envolvidas em todas as etapas da gestão de resultados, uma vez que os colaboradores são os atores ativos do alcance das metas. E, mais que isso, é preciso que eles saibam que podem contar com lideranças organizadas e abertas para os momentos de dificuldade ou tensão, que não são raros quando a busca avança por estratégias mais acirradas.

A gestão por resultados, portanto, trata-se mais da gestão de pessoas do que de procedimentos.

Ela puxa, inclusive, vários valores que cada empresa têm e que, nesse modelo, são postos em jogo. Uma gestão tradicional se foca em processos, mas a orientada por resultados vai iluminar objetivos e valores da organização, como transparência e celeridade.

Ao optar pela gestão de resultados com foco no sucesso da empresa, lembre-se que o foco deixa de ser nos procedimentos para estar em resultados, e que a responsabilidade pelo saldo final adquirido, qualquer que seja ele, é compartilhada por todos. A liderança precisa ser participativa e marcante para que tanto os fracassos quanto sucessos sejam absorvidos de maneira consciente e realista, de modo que ninguém se sinta mal por um resultado adverso.

A gestão por resultados, portanto, trata-se mais da gestão de pessoas do que de procedimentos. Uma de suas maiores vantagens, então, é a motivação que as equipes podem sentir em superar seus limites e conquistar novos objetivos. Você já deve ter ouvido que o maior ativo de uma empresa são as pessoas, e a gestão de resultados prova que esse conceito é correto.

Como fazer essa avaliação?

Defina metas e objetivos para cada ação empresarial;

Defina os indicadores para cada uma dessas metas (faturamento mensal, aquisição de novos clientes, retorno em campanhas de marketing, etc.);

Acompanhe de maneira regular o vai-e-vem desses números e sua relação às metas e objetivos: dependendo do negócio em questão, as avaliações podem ser feitas semanal, mensal ou semestralmente.

Lembre-se: não há regras rígidas quanto a avaliação de resultados.

Ela é como a visita ao oftalmologista: vamos anualmente para checar se o grau dos óculos diminuiu ou aumentou, e não apenas quando já estamos à beira da cegueira. A avaliação de resultados precisa ter esse caráter preventivo. Só se garante a saúde de um negócio quando há o acompanhamento e o diagnóstico precoce de suas ações.

Como melhorar a gestão da minha empresa?

Melhorar a gestão abraça o ditado popular que diz que “o olho do dono é que engorda o gado”. Um bom gerenciamento vai contar com equipes alinhadas e diretores atentos, mas um gerenciamento excelente vai ter os donos do empreendimento completamente focados em garantir seu sucesso.

Reveja os seguintes pontos para melhorar sua gestão:

A missão da empresa está clara para colaboradores e clientes?
Qualquer processo de melhoria vai passar pela razão da existência do negócio, e é sempre bom revisar os quadros de missão, visão e valores para conferir se estão atualizados.

Os processos internos estão entregando aos clientes o que eles buscam quando procuram os produtos e serviços da empresa?
Se houver algo que deixa a desejar nessa relação, talvez seja a hora de revisar os processos.

Processos de apoio, como manutenção, segurança e gestão financeira, estão em dia?
Caso sejam negligenciadas, essas áreas podem se tornar gargalos de difícil percepção na rotina diária. Não deixe de manter um olhar atento sobre eles.

As análises dos processos são realistas?
Estamos falando de gestão de resultados e, se ela não acontece como deveria, esse é o momento de refletir sobre o assunto.
Quando nos debruçamos sobre suposições ou “números aproximados”, não vemos a realidade das coisas em todo seu esplendor. Comece a analisar processos da empresa a partir daqueles que agregam valor percebido aos clientes, como treinamento de equipe e uso de tecnologias.

Seus indicadores são factuais?
Afinal, a análise realista é seguida por indicadores igualmente realistas. 

Digamos que sua empresa venda 100 canecas por mês.  
Em dezembro, por causa do Natal, conseguiu vender 130. 

O indicador de venda, nesse caso, deve ser seguido pela observação de que o resultado correspondeu a um mês historicamente mais interessante ao comércio de produtos. Ou seja: isso não significa, necessariamente, que em janeiro venderá 135 e, em fevereiro, 150. 

Tal crescimento não é impossível, mas, se os indicadores não são factuais, será improvável.

Suas metas são baseadas em planejamento financeiro?
Toda empresa quer crescer, principalmente na área pessoal e comercial: se o negócio não for escalável, quanto mais se vende, mais gente se contrata. 

Contudo, tal decisão de gestão não pode ser tomada no susto. Quem demonstrar a possibilidade de contratação, bem como a de compra de estoques e a de aquisição de cursos e treinamentos para qualificação de pessoal é o fluxo de caixa e a reserva financeira da empresa.

A comunicação é boa?
Todo mundo que trabalha na empresa sabe exatamente o que deve fazer para que as metas e objetivos sejam alcançados? Conhece os prazos do planejamento? Sabe a quem se reportar em caso de dúvida ou problema? 

A melhoria da gestão da sua empresa passa, necessariamente, pela melhoria de sua comunicação. Não há outro caminho: os setores podem e devem estar conectados em prol do bem comum, visando o crescimento constante não só da empresa, em si, mas das equipes que nela trabalham. 

Não se esqueça: a gestão por resultados passa, necessariamente, pela gestão de pessoas. Gerenciar pessoas sem uma comunicação clara e assertiva pode ser um desafio e tanto.

Como controlar os processos da minha empresa?

Ao abastecer seu carro com gasolina, você compra um produto final que passou por uma infinidade de processos – e não apenas de refinação de matéria-prima.

Da plataforma de petróleo à bomba, foram muitas as etapas e operações das empresas envolvidas para que o produto fosse executado e ficasse pronto para o consumo. 

Esse exemplo, que envolve iniciativas gigantescas, abraça empresas de pequeno e médio porte pelo conceito: todo negócio vai ser dividido por etapas, e cada etapa vai estar sob a responsabilidade de uma pessoa ou time de pessoas. E, via de regra, todos os procedimentos envolvidos nessas etapas – que são os processos – vão exigir controle e acompanhamento para que não hajam, no caminho, problemas que possibilitem a conclusão da atividade da empresa. 

Quando se fala de controle, a conotação não deve ser de autoridade, e sim de direção. Empresas guiadas por gestão de resultados precisam manter a mente aberta para encontrar novas ações de administração sem se apoiar em estruturas antigas, baseadas no poder da hierarquia e no mando e desmando sem fundamentação lógica.

O controle do processo na boa gestão significa olhar com cautela para o todo e avaliar, dos processos em questão, quais estão gerando gargalo, quais são ineficientes e quais são assertivos aos objetivos da organização. Assim, alteram-se aqueles que não se adequam na busca por melhores resultados. 

O controle de processos é mais sobre a revisão de padrões e menos sobre sentar-se à mesa para pedir que os outros façam algo sob seu domínio. Essa questão deve estar clara às empresas que pretendem crescer a partir de uma liderança transparente e atuante.

Indicadores para a melhor gestão da empresa

Cada empresa pode definir indicadores personalizados, de acordo com sua área de atuação, produto ou serviço vendido. Contudo, alguns são comuns à maior parte das empresas, pois vão ao encontro de sua razão de existir, que é ofertar algo em troca de lucro.

Esses são os principais indicadores básicos que podem melhorar a gestão da sua empresa:

  • Produtividade;
  • Qualidade;
  • Vendas;
  • Lucro;
  • Evasão.

 

A produtividade diz respeito ao desempenho das equipes, levando em consideração quanto tempo e recursos os colaboradores gastam para garantir o resultado esperado. O indicador de qualidade é uma forma de identificar falhas ou inconformidades no processo produtivo. Quando o produto ou serviço final não são percebidos pelo consumidor como deveria, é preciso rever os processos que podem comprometer a imagem da empresa.

As vendas, por sua vez, indicam a atividade da organização em sua área comercial. É o principal demonstrativo de oportunidades e pode ajudar gestores a negociar preços, descontos e promoções, a partir de dados concretos sobre seu fluxo de caixa. O sucesso das vendas puxa o indicador da lucratividade, que é o fator motivador da existência da empresa. Caso os lucros sejam mínimos ou inexistentes, diretores devem rever os processos ou a própria razão de atuar da empresa. 

Por fim, o indicador de evasão mostra quantos clientes não foram fidelizados, uma vez que eles “evadem”, ou seja, deixam de comprar da empresa. Sua importância é mapear oportunidades perdidas em determinado período e ter como checar as variáveis que levaram a esse resultado desfavorável. Sabendo a causa, a empresa pode combatê-la e diminuir esse indicador ao longo dos próximos meses ou anos. 

Por fim, o indicador de evasão mostra quantos clientes não foram fidelizados, uma vez que eles “evadem”, ou seja, deixam de comprar da empresa. Sua importância é mapear oportunidades perdidas em determinado período e ter como checar as variáveis que levaram a esse resultado desfavorável. Sabendo a causa, a empresa pode combatê-la e diminuir esse indicador ao longo dos próximos meses ou anos.

Se oriente: além da evasão, as empresas contam com outro indicador importante relacionado diretamente à clientela, que é o de satisfação. É esse quem garante que o primeiro (evasão) não se sobressaia, atrapalhando outros resultados, como lucratividade e vendas.

Para deixar clientes satisfeitos é preciso focar em bom atendimento e produtos e serviços de qualidade. O tratamento dado a eles no pós-venda também faz toda a diferença.

Como acompanhar os resultados da empresa?

Acompanhar os resultados da empresa não é uma escolha luxuosa do gestor e sim uma tarefa diária, obrigatória. É através desse acompanhamento que vão surgir planejamentos estratégicos, estudos de mercado e métodos assertivos de fidelização de clientes.

Se sua empresa tem uma equipe especializada cuidando da gestão financeira, o acompanhamento pode ser feito através dos relatórios gerados por essa equipe. A equipe responsabilizada por essa área pode compilar e analisar os dados e trazer possibilidades que gerem a tomada de decisão final dos donos do negócio.

Já se a empresa é de pequeno porte, e você não tem como pagar uma equipe para ficar por conta de relatórios, terá que fazer você mesmo. Nesse caso, é preciso elencar os indicadores que façam sentido ao negócio, hierarquizá-los e acompanhá-los de maneira regular, como mensal ou bimestralmente.

Quanto menor é o tempo entre uma análise e outra, mais fácil essa tarefa fica, já que os números a serem comparados estão mais “frescos” na mente do gestor, possibilitando a mensuração mais realista de seus reflexos.

Mas, atenção: é preciso que você mesmo defina os pontos de interesse e o intervalo de acompanhamento, da forma que achar mais viável, para que essa ação seja contemplada na rotina empresarial sem que gere gargalos no atendimento e nas vendas do negócio.

A mesma coisa vale para a definição da metodologia de gestão, seja mais tradicional ou de resultados, e dos requisitos básicos que vão gerar os principais indicadores da empresa. Negócios de pequeno e médio porte costumam ver valor no método PDCA, uma forma de acompanhamento de resultados que significa Planejar, Fazer, Checar e Agir.

PDCA

O método PDCA visa a melhoria contínua através de um fluxo básico de atitudes, que começa com o planejamento e aplicação do que foi planejado e segue pela checagem, em tempo real, de seus resultados. Caso o acompanhamento demonstre que é preciso mudar as rotas, a empresa age para resolver esses problemas e lança a observação no próximo planejamento, que vai levar a novas aplicações, checagens e ações de melhoria ou corretivas. 

Assim, transforma-se a gestão empresarial em um ciclo ativo de movimentos que visam aumentar os indicadores positivos e a percepção do público quanto à natureza do negócio. 

O PDCA tem o potencial de informar ao gestor números sobre seu fluxo de caixa, estoque (quando necessário), fundos de reserva, ideais de consumo (com aumento de vendas, por exemplo) e necessidades de comunicação, entre empresa e cliente ou nos setores da organização. Isso significa que o método pode ser utilizado tanto pelas pequenas e médias empresas, que precisam acompanhar resultados de forma criteriosa e “artesanal”, quanto pelas grandes, que têm a possibilidade de implementar a metodologia dentro da cultura organizacional.

Como corrigir e melhorar os resultados de minha empresa?

Encontrar um problema na gestão da empresa não precisa ser um ponto de desespero: isso significa que você fez o dever de casa, acompanhando resultados e analisando os setores da organização e as etapas dos processos. Portanto, se o resultado ruim apareceu, fique feliz. Só quem está atento pode encontrar erros. 

A partir daí, a melhor maneira de corrigir e melhorar a situação é investindo tempo, dinheiro e energia nas pessoas que trabalham para a empresa, bem como nos processos dos quais elas fazem parte.  

Veja alguns modos de transformar a teoria em prática:


Diálogo regular, através do feedback:
Se os resultados de vendas não estão satisfatórios, que tal conversar com as pessoas responsáveis pelo setor e ver o que está acontecendo? É preciso ouvir e entender as dificuldades de quem trabalha para transformar sua empresa em uma organização lucrativa.

Estrutura horizontal de decisões:
Pessoas que são responsabilizadas a tomar decisões em uma empresa costumam fazer isso com mais cuidado e efetividade do que aquelas que não tem autonomia para resolver problemas. Lembre-se disso ao delegar tarefas e confie nas pessoas que trabalham com você.

Motive seus colaboradores:
Sempre que possível, dê à sua equipe razões para se sentir realizada em trabalhar para você. Se trabalhar por conta própria, faça isso por si mesmo. Ter um propósito para fazer o que faz é um meio inteligente de gerar resultados positivos e com lucro crescente.

Invista:
Seja na qualificação da equipe, na contratação dos melhores fornecedores, no ponto em que o negócio será mais valorizado: não deixe de colocar dinheiro, técnica e conhecimento na organização que você construiu. Resultados ruins são, muitas vezes, falta de investimento em quesitos básicos da empresa. Esse gargalo pode ser visto nos indicadores que promovem o acompanhamento da gestão.

Crie processos claros:
É preciso que gestores e colaboradores estejam alinhados quanto às etapas do processo que leva ao produto final. O mapeamento transparente de todo o caminho vai ajudar equipes a se orientarem quanto a suas responsabilidades e desempenho.

 

Por fim, aja com cautela e respeito nas ações corretivas. Se elas significarem, por exemplo, a demissão de um funcionário, não transforme o insucesso da empresa em culpa dele: agradeça o empenho e desligue o colaborador da forma certa, pois essa retidão vai te trazer mais credibilidade na hora de recrutar novos talentos.

 

Além disso, seja efetivo: toda mudança feita para melhorar os resultados precisa vir de uma decisão consciente e ser comunicada de forma transparente à empresa. Isso vale tanto para as correções adversas, como o caso da demissão, quanto agregadoras, como contratação, compra de maquinário ou cursos de capacitação para as equipes.


A gestão empresarial gera bons resultados quando envolve todos os setores em torno do objetivo central e reavalia metas, metodologias e ações corretivas de tempos em tempos. Assim, não importa qual gargalo se apresente no caminho, a organização pode sentir que está no caminho certo para resolvê-lo.

 

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